Hizbullah ameaça entrar na guerra; Israel isola fronteira norte

Hizbullah ameaça entrar na guerra; Israel isola fronteira norte

Compartilhe

Retórica agressiva visa marcar posição, mas risco de escalada regional segue presente.

O grupo extremista libanês Hizbullah ameaçou, nesta sexta (13), entrar na guerra contra Israel ao lado do Hamas palestino. “Conhecemos nossos deveres perfeitamente. Estamos preparados e prontos, totalmente prontos”, disse o número 2 da entidade, xeque Naim Qassem.

Ele deu a declaração em Beirute, onde seu chefe, o xeque Hassan Nasrallah, se encontrava com o chanceler Hossein Amirabdollahian, representante do verdadeiro poder por trás do Hizbullah e do Hamas, o Irã, segundo O Globo.

A escalada retórica acompanha a militar, por parte de Israel, que deu um ultimato a 1,1 milhão dos 2,3 milhões moradores de Gaza para deixar a capital da Faixa homônima e outros territórios ao norte dela. A expectativa é de que haja uma invasão terrestre em breve.

Desde que o Hamas disparou a crise, com os brutais ataques terroristas do sábado passado (7) que mataram 1.300 israelenses, o Hizbullah e o Irã têm se colocado a seu lado, ainda que negando ter participado da ação para não elevar ainda mais a tensão regional.

Qassem disse que os esforços para evitar isso são inócuos. “Os telefonemas de bastidor entre nós e as grandes potências, países árabes, enviados da ONU, nos dizendo direta e indiretamente para não interferir não terão efeito”, afirmou durante um discurso para apoiadores.

Por evidente, eram palavras para a plateia, mas a tensão é palpável. Nesta sexta, Israel determinou o fechamento do acesso da maior parte de Metula, a cidade mais ao norte do país, junto à fronteira do Líbano e próximo das fazendas de Shebaa, região libanesa anexada por Tel Aviv que é palco de trocas constantes de fogo.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: