Como Bolsonaro se aproximou dos ‘kids pretos’, grupo de elite de militares investigados pela PF

Como Bolsonaro se aproximou dos ‘kids pretos’, grupo de elite de militares investigados pela PF

Compartilhe

A aproximação entre Jair Bolsonaro e membros do Comando de Operações Especiais do Exército, formado pelos chamados “kids pretos”, já chamava a atenção da cúpula militar no governo anterior.

Hoje, integrantes desse grupo estão na mira da Polícia Federal por suspeita de terem iniciado os atos golpistas de 8 de janeiro. O primeiro alvo dos investigadores foi o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, que sofreu uma ação de busca e apreensão nesta sexta-feira e prestou depoimento.

Bolsonaro já mostrou interesse por esse grupo de elite das Forças Armadas, que integra a Força Especial do Exército, em seu primeiro ano de governo.

Em 2019, o então presidente viajou até Goiânia, onde fica o Comando de Operações Especiais, e chegou a praticar tiro ao alvo no local. Na ocasião, Bolsonaro foi ciceroneado pelo, à época, comandante Mário Fernandes. O general, que fez parte dos “kids pretos”, foi para a reserva no ano seguinte e acabou no coração do governo, como assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde ficou até o fim da gestão Bolsonaro.

Com a derrota do ex-presidente para Lula, Mário Fernandes estava inconformado e fez apelos a colegas da caserna e ao então comandante do Exército, Freire Gomes, para “agir”, como mostrou a revista “piauí”.

Bolsonaro se cercou, em seu governo, de membros dos “kids pretos”. Além de Mário Fernandes e Ridauto Lúcio Fernandes, que foi diretor de logística do Ministério Saúde, outros nomes do primeiro escalão da Esplanada tiveram passagem por esse grupo antes de entrarem para a reserva.

Entre eles estão o deputado federal e ex-ministro Eduardo Pazuello (PL-RJ), o coronel da reserva Élcio Franco, que foi número 2 de Pazuello na Saúde, e o ex-ministro da Casa Civil e da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos. Outro nome que compôs a Força Especial foi o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e, hoje, delator.

Nas Forças Armadas, a preocupação é a de que a ação de integrantes do grupo, a maioria da reserva, contamine a imagem do comando de elite do Exército. A cúpula militar tem trabalhado para desvincular a atuação de alguns membros da instituição e tratar as condutas de maneira individualizada.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: