Moro e Deltan tentam impor revés a Toffoli, mas não escapam da ilegal ajuda da Suíça

Moro e Deltan tentam impor revés a Toffoli, mas não escapam da ilegal ajuda da Suíça

Compartilhe

É impossível esconder o volume de provas indicando que a cooperação internacional no caso Odebecht foi ilegal.

O ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol esboçaram nesta quarta-feira (13) uma curiosa reação à decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou as provas da leniência da Odebrecht e determinou a investigação dos agentes públicos envolvidos no acordo.

Manipulando o teor de um ofício enviando pelo DRCI (órgão federal para cooperações internacionais) ao STF na segunda (12), Moro, Deltan e a mídia lavajatista tentaram emplacar a falsa narrativa de que o Ministério da Justiça “escondeu “provas da formalização do acordo com a Suíça para induzir Toffoli ao erro.

O que está em jogo é a cabeça dos agentes públicos que assinam o acordo de leniência da Odebrecht. Toffoli já mandou as autoridades competentes investigar os responsáveis pelo acordo que usufruiu de provas obtidas de maneira ilegal. Moro e Deltan correm para provar a lisura do processo e frear a investigação.

Para dificultar a vida dos lavajatistas, a cronologia dos fatos relativos ao acordo da Odebrecht, além de uma série de mensagens da Vaza Jato, atestam que Moro, Deltan e cia têm poucas chances de escapar do que o destino lhes reserva.

Provas ilegais da Suíça
No centro da decisão de Toffoli está o uso ilegal de provas que a Lava Jato obteve junto aos procuradores suíços, utilizando canais informais como o Telegram para trocar dados que serviram para pressionar investigados. Encurralados, eles acabavam aderindo aos acordos de interesse da força-tarefa.

Quando declarou imprestáveis as provas da Odebrecht, Toffoli argumentou que havia apurado junto ao DRCI do Ministério da Justiça se havia registro de que a cooperação com a Suíça fora formalizada como manda a lei. A resposta do órgão federal foi negativa.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: