Após conversa com Lula, Macron declara apoio à reforma do Conselho de Segurança da ONU

Após conversa com Lula, Macron declara apoio à reforma do Conselho de Segurança da ONU

Compartilhe

A França apoia a ideia de uma reforma profunda do Conselho de Segurança da ONU e acredita que isso ajudará o órgão a refletir melhor as realidades geopolíticas e econômicas atuais, disse o presidente francês Emmanuel Macron no domingo. Também no domingo, o presidente francês se reuniu com o homólogo brasileiro, Lula.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse em uma coletiva de imprensa na Índia que a arquitetura financeira global e o Conselho de Segurança da ONU precisavam de reformas estruturais.

“Apoiamos uma reforma profunda das estruturas de governança global, do Conselho de Segurança da ONU, mas também do Banco Mundial e do FMI [Fundo Monetário Internacional]. Eles devem refletir melhor a realidade geopolítica atual, as realidades demográficas e econômicas”, disse Macron em uma coletiva de imprensa após a Cúpula do G20 em Nova Delhi, conforme citado pela agência Sputnik.

A Índia tem presidido o G20 desde 1º de dezembro de 2022. A cúpula de alto nível em Nova Delhi, de sábado a domingo, reuniu os 20 estados membros, bem como outras nove nações, incluindo Bangladesh, Egito, Espanha, Maurícia, Nigéria, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos, Omã e Singapura.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: