Mundo está mais perto do que nunca de uma catástrofe nuclear, diz ONU

Mundo está mais perto do que nunca de uma catástrofe nuclear, diz ONU

Compartilhe

Durante reunião de sua Assembleia Geral, a ONU alertou que a humanidade está “mais perto do que nunca” de um conflito nuclear.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, nesta terça-feira (29/8), que o mundo nunca esteve tão próximo de uma tragédia envolvendo armas de destruição em massa.

“Vemos muitos sinais de que os arsenais e capacidades nucleares estão a crescer, o que é contrário ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Estamos mais perto do que nunca neste século de uma catástrofe global”, alertou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Kőrösi, durante reunião do órgão, segundo o Metrópoles.

Segundo Kőrösi, o aumento da desconfiança, a competição geopolítica e a alta no número de conflitos armados ao redor do mundo “aumentaram os perigos” e fizeram a retórica nuclear crescer. Além disso, o presidente da Assembleia Geral da ONU citou “ameaças regulares de recurso a um ataque nuclear” durante o conflito na Ucrânia como um dos fatores de risco.

Esta não é a primeira vez que a ONU alerta para um possível conflito nuclear. Em março deste ano, a organização citou o atual período como o de maior risco para o uso de armas de destruição em massa desde a Guerra Fria.

Além dos conflitos atuais e de ameaças vindas de países que possuem tais armas, o alerta da ONU acontece em um momento onde o arsenal nuclear mundial cresceu.

Segundo relatório da Nuclear Weapons Ban, produzido pela ONG norueguesa Norsk Folkehjelp, até o início de 2023 as potências nucleares acumularam 9.576 ogivas prontas para uso, 136 a mais do que as existentes em 2022. O documento aponta que a capacidade destrutiva do atual arsenal global é equivalente a mais de 135 mil bombas de Hiroshima.

Em se tratando da ONU, acredite se quiser.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: