Lula retoma Luz para Todos em cerimônia nesta sexta (4) em Parintins (AM)

Lula retoma Luz para Todos em cerimônia nesta sexta (4) em Parintins (AM)

Compartilhe

 

A retomada do programa Luz para Todos será anunciada nesta sexta-feira (4) em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cidade de Parintins, no Amazonas. O programa é uma das medidas que o governo federal vem colocando em prática no âmbito socioeconômico, a fim de assegurar o direito a recursos básicos à população.

O objetivo do Luz para Todos, de acordo com o governo, é garantir o fornecimento de energia elétrica à população residente em regiões remotas da Amazônia Legal. O programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O Luz para Todos foi criado em 2003 e que já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas que não tinham acesso à energia.

Pelas redes sociais, nesta quinta-feira (3), o presidente Lula falou sobre sua ida a Parintins e explicou que na ocasião também será feita a interligação da cidade, assim como Itacoatiara e Juruti, ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica. “Temos muito trabalho pela frente”, declarou.

Lula disse, ainda, que “dentro do PAC, que vamos lançar na semana que vem, tem a questão da transição energética que vai favorecer a produção de energia mais barata e sustentável para o povo brasileiro”. O novo Programa de Aceleração do Crescimento será lançado no dia 11, em evento no Rio de Janeiro. A expectativa é de que sejam investidos R$ 240 bilhões da União em quatro anos nos projetos do PAC.

Em julho, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que os programas Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia continuarão sendo geridos pela Eletrobras por mais 12 meses, de acordo com decisão da Assembleia Geral Extraordinária da ex-estatal. Terminado esse prazo, os programas deixarão de ser administrados pela empresa, e passarão para a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (Enbpar).

O ministério pontuou, ainda, que não só continuará com os programas, como pretende reformulá-los, “para que sejam ainda mais inclusivos, garantindo o acesso ao serviço de energia elétrica a todos as brasileiras e brasileiros”.

A cerimônia de lançamento do programa acontece na Praça Digital, em Parintins, a partir das 11h no horário local (12h de Brasília).

 

* Vermelho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: