Advocacia Geral vai acionar CNJ contra magistrado que sugeriu que Lula colabora para o aumento de furtos de celulares

Advocacia Geral vai acionar CNJ contra magistrado que sugeriu que Lula colabora para o aumento de furtos de celulares

Compartilhe

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrará com representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz da comarca de Jales (SP) José Gilberto Alves Braga Júnior por abuso de poder. O magistrado sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimiza e até mesmo colabora para o aumento de furtos de celulares no Brasil ao decretar a prisão preventiva de um homem que supostamente cometeu a prática.

Em decisão assinada no último sábado (22), Braga Júnior afirmou: “Talvez o furto de um celular tenha se tornado prática corriqueira na capital, até porque relativizada essa conduta por quem exerce o cargo atual de presidente da República, mas para quem vive nesta comarca, crime é crime, e não se pode considerar como normal e aceitável a conduta de alguém que subtrai o que pertence a outrem”.

A decisão foi revelada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o réu frequentava uma lanchonete numa cidade próxima a Jales, no interior de São Paulo, quando foi preso em flagrante, acusado pela dona do estabelecimento de furtar o aparelho que estava com suas filhas. De acordo com os relatos, o homem estaria alcoolizado.

Ao longo da campanha eleitoral do ano passado, circularam notícias falsas de que Lula teria defendido que jovens roubem celulares para “tomar uma cervejinha”. A alegação fraudulenta nasceu da junção de dois trechos distintos de uma entrevista concedida por Lula a uma rádio universitária de Pernambuco em 2017.

Na ocasião, ele disse: “É uma coisa que está intimamente ligada. Ou seja, o cidadão teve acesso a um bem material, a uma casinha, a um emprego, e de repente o cara perde tudo. Então, vira uma indústria de roubar celular. Para que ele rouba celular? Para vender, para ganhar um dinheirinho. Eu penso que essa violência que está em Pernambuco é causada pela desesperança”. O presidente não citou cerveja em sua declaração sobre os celulares.

Em outra parte do discurso, afirmou: “É preciso destensionar para a sociedade perceber que a torcida do Santa Cruz e do Sport não são inimigas. São adversárias durante o jogo, depois vão para o bar tomar cerveja juntos. E ainda deixam o pessoal do Náutico batendo palma do lado”.

Em nenhum momento da gravação o petista defende “tomar cerveja” com uma pessoa que cometeu um crime, nem que esse seria o objetivo de alguém que roubou um aparelho celular, como entendem alguns usuários.

 

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: