Mais de 30 mil pessoas são retiradas de ilha na Grécia devido a incêndios e temperaturas extremas

Mais de 30 mil pessoas são retiradas de ilha na Grécia devido a incêndios e temperaturas extremas

Compartilhe

O calor extremo registrado na Grécia nos últimos dias fez com que fossem retiradas da ilha de Rodes cerca de 30 mil pessoas. Incêndios florestais alimentados por temperaturas altas determinaram a medida.

“Esta é a maior evacuação já realizada na Grécia (…) Correu tudo bem. Todos, principalmente os turistas, cumpriram o que tínhamos ordenado”, sublinhou Konstantia Dimoglidou. No sábado, cerca de 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e hotéis devido ao avanço do incêndio, segundo O Globo.

Desde o início do verão, uma onda de calor assolou milhões de pessoas em grande parte do hemisfério norte. Segundo previsões de especialistas, julho pode se tornar o mês mais quente já registrado na história.

Na Grécia, onde os bombeiros registaram 46 novos incêndios em 24 horas, as chamas ainda estavam ativas no domingo, pelo sexto dia consecutivo na turística ilha de Rodes, no arquipélago do Dodecaneso.

Um incêndio no leste da ilha obrigou cerca de três mil pessoas serem tiradas de barco no sábado. Cerca de 30 mil pernoitaram em academias, escolas e centros de conferências. Panagiotis Dimelis, funcionário da cidade de Archangelos, descreveu a situação a uma rede de TV local: “Uma coisa sem precedentes”.

O Ministério das Relações Exteriores da Grécia abriu um centro de crise em Atenas para facilitar o repatriamento de turistas estrangeiros.

As chamas atingiram a cidade de Laerma na noite de sábado, devorando várias casas e uma igreja, segundo a rede de TV ERT e a agência de notícias grega ANA. Vários hotéis também foram afetados. Os incêndios se espalharam para as cidades costeiras de Kiotari e Gennadi.

A luta para tentar apagar os incêndios ainda levará vários dias, disseram as autoridades. O vento, que intensifica as chamas, “pode ​​aumentar entre o meio-dia e as 17h”, alertou Vassilis Vathrakoyiannis, porta-voz dos bombeiros.

A expectativa é que os termômetros ultrapassem os 44°C neste domingo. Segundo o observatório meteorológico nacional, o país está “provavelmente” a viver a mais longa vaga de calor da sua história.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: