Imazon: desmatamento na Amazônia tem queda de 54% entre janeiro a maio

Imazon: desmatamento na Amazônia tem queda de 54% entre janeiro a maio

Compartilhe

Apesar da queda, o índice continua elevado com a derrubada de 1.542 km² nos primeiros cinco meses da gestão Lula.

O desmatamento na Amazônia teve uma queda de 54% nos primeiros cinco meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) nesta quarta-feira (21/6).

Apesar da redução nos índices de destruição, 2023 teve a quarta maior área desmatada nos últimos 16 anos, atrás apenas de 2022, 2021 e 2020. Nos cinco primeiros meses do ano, a Amazônia perdeu 1.542 km² de mata nativa, o equivalente ao território da cidade de São Paulo.

Somente no mês de maio, o desmatamento no bioma teve uma queda significativa de 77%, passou de 1.476 km² em maio de 2022 para 339 km² no mesmo mês deste ano.

“Para intensificar ainda mais o combate ao desmatamento, é necessário que os órgãos ambientais sigam sendo fortalecidos, para que consigam ter capacidade suficiente para impedir a continuidade de atividades como o garimpo ilegal, a invasão de áreas protegidas e a grilagem de terras. E, também, realizar a destinação para a conservação de terras públicas ainda sem uso definido, que estão mais vulneráveis ao desmatamento”, afirma Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Líder no desmatamento
Ainda segundo os novos dados do Imazon, nos cinco meses deste ano, 78% do desmatamento na Amazônia ocorreu em Mato Grosso, Amazonas e Pará. Juntos, os três estados derrubaram 1.211 km² de floresta.

Os dados mostram a necessidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentrar operações de fiscalização e monitoramento nessas regiões para conter o avanço da derrubada de reserva nativa.

O desmatamento no Mato Grosso está concentrado principalmente nos municípios de Colniza, Aripuanã e Apiacás. No Amazonas, a devastação aconteceu principalmente na divisa com Acre e Rondônia, área chamada de Amacro.

*Com Metrópoles

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: