Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos será recriada pelo Ministério dos Direitos Humanos

Compartilhe

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá série de agendas e eventos em nome da preservação da democracia e da justiça social.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promove, a partir da próxima segunda-feira (27/3), uma série de eventos e agendas institucionais pela preservação da memória, da verdade e da luta pela democracia e justiça social. Entre elas, está a recriação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que ocorre no âmbito da Semana do Nunca Mais — Memória Restaurada, Democracia Viva, que segue até 2 de abril, segundo o Metrópoles.

Chefiado por Silvio Almeida (foto em destaque), o MDHC afirma que o reestabelecimento do colegiado se dará por meio de decreto presidencial publicado nos próximos dias.

A pasta acrescentou que o período proposto para as atividades da Semana do Nunca Mais coincide com fases da história brasileira em que o “apagamento cultural e o autoritarismo tentaram mudar o curso dos acontecimentos reais e escusos aos interesses democráticos, progressistas e em defesa da dignidade humana”.

O golpe militar de 1964, que tirou o então presidente João Goulart do poder, ocorreu entre o fim de março e o início de abril.

“Movimentos recentes de nossa história, a exemplo dos últimos seis anos, agiram de modo contrário ao interesse social. Também por isso estamos promovendo essas agendas, que retomam o protagonismo da nossa luta por democracia”, destacou o assessor especial do MDHC, Nilmário Miranda.

Sob gestão de Nilmário, a Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade abriga a Comissão de Anistia — responsável pela Semana do Nunca Mais —, que teve o regimento interno publicado nessa quinta-feira (23/3).

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: