Lula pede que TSE obrigue Bolsonaro a divulgar relatório que não detectou fraude nas urnas

Lula pede que TSE obrigue Bolsonaro a divulgar relatório que não detectou fraude nas urnas

Compartilhe

Lula acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cobrar explicações de Jair Bolsonaro sobre relatório engavetado pelo governo do ex-presidente. A defesa do presidente foi à corte para pedir a divulgação do documento que dizia não ter encontrado fraude nas urnas eletrônicas. A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), de dezembro do ano passado, concluiu que “não foram verificadas inconsistências no sistema eletrônico de votação”. Mesmo após a análise, Bolsonaro insiste que houve fraude nas urnas e não apresenta provas.

A defesa fez o pedido dentro de ação que investiga sucessivos ataques do ex-presidente ao sistema eleitoral. O relator do caso é Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Lula pediu que Bolsonaro seja obrigado a esclarecer se teve acesso ao relatório e explique por que “não tornou público o referido relatório, tendo em vista a forte e assídua narrativa por ele empregada sobre suposta fraude nas urnas”.

O documento ficou pronto depois de o PL contestar o resultado de mais de 250 mil urnas sem apresentar provas de irregularidades. O ex-presidente e a CGU, entretanto, nunca divulgaram o documento.

A defesa de Bolsonaro já havia pedido ao TSE que negasse o pedido de Lula, que solicitou na mesma ação o compartilhamento de provas de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga milícias digitais. A investigação está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: