Lula: Se me contassem o que vi em Roraima, não acreditaria

Lula: Se me contassem o que vi em Roraima, não acreditaria

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viajou neste sábado a Roraima para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na Terra Yanomami, usou as redes sociais para falar sobre sua visita à região, que é alvo do garimpo ilegal e sofre com casos de desnutrição e malária.

“Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui para dizer que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos”, escreveu o petista, que ainda prometeu retornar ao estado em março, para assembleia que acontecerá na Raposa Serra do Sol.

No Twitter, Lula afirmou que em sua gestão esse tipo de problema será tratado com seriedade: “A primeira coisa que precisamos fazer aqui em Roraima é garantir transporte para quem não está conseguindo voltar para a aldeia”.

“A saúde precisa ir até a aldeia, não esperar que as pessoas se locomovam até a cidade. Por isso estou aqui com nossa ministra Nísia Trindade Lima e vamos mostrar que o SUS é capaz de fazer um trabalho que honre e orgulhe o povo brasileiro”, afirmou.

A visita de Lula a Roraima aconteceu um dia após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública para enfrentar à desassistência sanitária das populações em território Yanomami. A viagem do presidente também é um desejo antigo de lideranças indígenas que integraram os grupos técnicos do gabinete de transição do atual chefe do governo.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: