Lula diz que Bolsonaro ‘não tem condições psíquicas de governar o Brasil’

Lula diz que Bolsonaro ‘não tem condições psíquicas de governar o Brasil’

Compartilhe

Ex-presidente afirma que o chefe de governo brasileiro estava descontrolado no debate da Globo e que o Brasil hoje parece “uma filial do Trump”.

Em entrevista coletiva antes da caminhada com Fernando Haddad (PT) na Avenida Paulista, no fim da tarde deste sábado (29), último ato de campanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o candidato ao governo de São Paulo pelo debate com o oponente Tarcísio de Freitas (Republicanos), cujo estilo é semelhante ao de Jair Bolsonaro (PL). “Sei o quanto e difícil debater com pessoas que descaradamente mentem. Nunca tinha visto uma fábrica de produzir mentira, maldade, inverdade (como essa)”, disse.

Lula afirmou que o chefe de governo estava descontrolado no debate da Globo e que Bolsonaro “não tem condições psíquicas de governar o Brasil”. Mais à frente, ironizou: “Não sei se aqui é uma filial do Trump, mas a fábrica de mentira é semelhante, e a gente precisa abolir isso”. Ele pediu votos para o candidato petista ao governo paulista.

Haddad falou sobre o caso do tiroteio em Paraisópolis e o fato de o cinegrafista da Jovem Pan ter sido obrigado a se desligar da emissora. O episódio revela a “covardia” do bolsonarismo, segundo ele. A entrevista foi acompanhada por aliados, como a deputada eleita Marina Silva (Rede), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Tripla fake news

Presente ao evento, o vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), pediu a palavra para desmentir uma tripla fake news de Bolsonaro no debate, sobre a transferência do chefe do PCC, Marcola. “Quem pediu a transferência não foi ele, foi o Ministério Público; quem autorizou (a transferência) não foi ele, foi o Trubinal de Justiça; e eu não era o governador, era o João Doria”, disse. “É uma mentira em relação a mim, em relação ao presidente Lula e em relação ao Ministério Público. E segundo o próprio Moro, ele (Bolsonaro) era contra a transferência.

Política externa

Aos jornalistas, Lula repetiu o que disse no debate da Globo sobre a desastrosa política externa de Bolsonaro. “Estamos totalmente isolados.” Uma das coisas que o petista disse pretender fazer é uma viagem para restabelecer relações com América Latina, Estados Unidos, China e União Europeia “para estabelecer um padrão de civilidade nas relações internacionais do Brasil”.

*Com Rede Brasil Atual

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: