Lula, ao votar em São Bernardo: ‘Essa é a eleição mais importante para mim’

Lula, ao votar em São Bernardo: ‘Essa é a eleição mais importante para mim’

Compartilhe

Petista votou acompanhado de Janja, Alckmin, Haddad e França, e seguirá o resultado da votação à noite em hotel no Centro de São Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo e berço político do petista. Ele estava acompanhado da mulher, Rosângela da Silva, a Janja, do candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB), do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e do candidato ao Senado, Márcio França (PSB). Jornalistas de vários países do mundo também acompanharam a votação de Lula, que chega ao pleito deste domingo com chances de vitória no primeiro turno.

— Não queremos mais ódio, não queremos mais discórdia, queremos um país que viva em paz — disse Lula. — Esta é a eleição mais importante para mim. É engraçado, porque eu já votei em mim em 89, 94, 98, 2022, 2006, fiquei sem votar em mim em 2010, 2014, 2018, e agora estou votando outra vez no 13, e esse 13 sou eu mesmo. Estou muito feliz, muito feliz.

Pesquisa Quaest divulgada no sábado mostra que Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro tem 38%. Já a Datafolha indica que Lula mantém chances de vitória no primeiro turno, com 50% dos votos válidos a um dia da eleição. O mesmo cenário é indicado pela pesquisa Ipec, que mostra Lula com 51% dos votos válidos.

— Os bolsonaristas mais fanáticos terão que se adequar à maioria da sociedade. A maioria da sociedade não quer confronto, quer paz. As pessoas não querem na sua maioria a venda de armas, querem a distribuição de livros. Eu acho que a maioria das pessoas vai viver em paz. Aqueles que não quiserem, que desrespeitarem a lei, é problema deles. Mas acho que será fácil a gente restabelecer a paz e a democracia neste país — afirmou Lula em coletiva depois de votar. — Vai ter quem não vai querer nunca se adaptar, como tem em todos os partidos políticos, em todas as tendências ideológicas, mas a maioria da sociedade quer paz, quer tranquilidade, quer harmonia, quer trabalhar, produzir e viver bem.

— Ninguém precisa governar com o centrão. Você governa com os partidos que elegerem deputados e senadores. Vamos aguardar os resultados das eleições hoje, você vai ver que terá muito mais gente diferente eleita. Você vai conversar com cada partido que tiver voto. Tanto eu como o Alckmin temos muita experiência em trabalhar na adversidade. Nós não queremos que para que a gente governe tenha que ter um Congresso subserviente. Nós não queremos isso. Queremos um Congresso que funcione como Congresso, que cobre, que aprove as leis, que dispute com o governo. Que faça o orçamento, mas que o governo execute — acrescentou o petista.

*Com O Globo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: