Pela 1ª vez, Brasil entra na “lista suja” da ONU de represálias a ativistas

Pela 1ª vez, Brasil entra na “lista suja” da ONU de represálias a ativistas

Compartilhe

O Brasil passou a figurar na “lista suja” da ONU (Organização das Nações Unidas) de casos de ameaças e represálias contra ativistas ou indivíduos que, em ações internacionais ou em eventos das Nações Unidas, denunciam violações. A lista, apresentada no dia 14 de setembro aos governos, é produzida todos os anos. Mas essa é a primeira vez que um caso relacionado ao Brasil é citado.

O motivo foi a ameaça que a líder indígena Alessandra Mundukuru sofreu, depois de participar da Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, em novembro de 2021.

O relatório da ONU cita casos de represálias contra ativistas de direitos humanos em regimes autoritários como Egito, Cuba, China, Irã, Mianmar, Nicarágua, Arábia Saudita e Venezuela, além de casos ema locais como México ou Índia. No total, a ONU denuncia 42 países.

No que se refere ao Brasil, o texto diz que, em 18 de fevereiro de 2022, relatores da ONU abordaram alegações de intimidação e ameaças contra a Alessandra Korap Munduruku.

“Em novembro de 2021, a sra. Munduruku participou na COP26 como parte de uma delegação de Povos Indígenas do Brasil. Durante a conferência, a Sra. Munduruku e outros ativistas indígenas alegadamente receberam ameaças e foram intimidados quando denunciaram grandes corporações mineradoras e madeireiras pela invasão de territórios indígenas, bem como a falta de proteção do Estado, e seu fracasso em demarcar os territórios”, diz o texto.

“Na conferência, a Sra. Munduruku teria sofrido uma reprimenda agressiva por parte de um indivíduo. Os seguranças no evento tiveram que intervir e pedir ao homem para deixar o local do evento. Ao retornar à sua comunidade, a Sra. Munduruku supostamente sofreu um aumento das ameaças e intimidações, incluindo a vandalização de sua casa, o que a forçou e sua família a se mudarem para sua segurança”, apontam.

Segundo a ONU, em 19 de abril e 3 de maio de 2022, o governo brasileiro enviou uma resposta aos pedidos de esclarecimentos por parte da entidade, “reconhecendo que a Sra. Munduruku é uma líder indígena que tem sido vítima de ameaças e violência em uma região que experimentou tensões nos últimos anos”.

“O governo forneceu informações sobre as medidas adotadas para proteger a Sra. Munduruku, incluindo um inquérito policial parte de uma investigação conjunta iniciada entre o Ministério Público Federal (Ministério Público) em Santarém/Pará e a Delegacia de Polícia Federal naquela cidade”, disse.

O governo ainda informou que a indígena está se beneficiando do Programa de Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos do Estado do Pará e que as autoridades competentes estão “empenhadas em tomar as medidas apropriadas para salvaguardar a vida, a integridade física e a segurança” dela.

Jamil Chade/Uol

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: