Dallagnol silencia sobre gastos de pré-campanha em resposta à ação que levanta suspeitas de crimes eleitorais

Dallagnol silencia sobre gastos de pré-campanha em resposta à ação que levanta suspeitas de crimes eleitorais

Compartilhe

A nota não explica como Dallagnol banca o site de pré-campanha e a produção de conteúdo nas redes.

Segundo o GGN, o ex-procurador Deltan Dallagnol não esclareceu como vem bancado os gastos de pré-campanha na nota oficial que emitiu à imprensa para rebater uma ação cautelar apresentada por partidos políticos à Justiça Eleitoral do Paraná.

A ação cautelar impetrada no TRE-PR no dia 3 de agosto levanta suspeitas de “triangulação, caixa 2, lavagem de dinheiro, abuso de poder econômico, apropriação indébita” de recursos públicos do Fundo Partidário.

No Paraná, Dallagnol é vice-presidente do Podemos desde abril de 2022. Após assumir o cargo, o Podemos contratou o escritório do advogado Matheus Carmo, ex-assessor de Dallagnol na Lava Jato, para prestar “consultoria”. Em pouco meses, a pessoa jurídica faturou mais de R$ 100 mil.

Os autores da ação cautelar duvidam que houve contraprestação de serviço e acham que os honorários – pagos a partir de contrato com “valor exorbitante” – são parcialmente desviados para custear a pré-campanha de Dallagnol nas mídias digitais.

Para incrementar o enredo, o domínio do site oficial de Dallagnol foi registrado pelo irmão de Matheus Carmo, que é um empresário do ramo de sons automotivos – ou seja, sem relação com desenvolvimento de sites.

Ao TRE-PR, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) pede urgência na produção antecipada de provas e a citação de Dallagnol, do Podemos e Matheus do Carmo, para que comprovem, no prazo de 3 dias, a regularidade da contratação, a prestação de serviços e a fonte de receita da pré-campanha de Dallagnol.

“Se os devidos esclarecimentos não forem prestados ou não houver justificativa para as irregularidades, promoveremos as medidas cabíveis para cassar o registro de Deltan“, asseverou o advogado da Federação, Luiz Eduardo Peccinin.

A RESPOSTA DE DELTAN DALLAGNOL

Em nota à imprensa, Dallagnol não forneceu informações sobre os custos de sua pré-campanha, mas defendeu a regularidade da contratação de seu ex-assessor jurídico com verba pública, e atacou a iniciativa do PT e aliados.

O ex-procurador defendeu que o advogado Matheus Carmo tem “sólida formação jurídica” e “desempenhou serviços de assessoria jurídica e política, de modo plenamente regular e segundo valor de mercado, com base em contratação realizada pela área administrativa do Podemos”.

A assessoria do ex-Lava Jato também sustentou que “é mentira também que o advogado Matheus Rios teria pago despesas de cunho pessoal de Deltan, o que não ocorreu. A afirmação foi feita de modo leviano e sem qualquer fundamento. A única alegação concreta dessa ação proposta é que o domínio do site de Deltan Dallagnol teria sido comprado com recursos recebidos pelo advogado, o que é uma alegação comprovadamente falsa porque o domínio, cujo valor é inferior a R$ 80, foi adquirido em outubro de 2021, muito antes da filiação de Deltan ao Podemos e muito antes da contratação do advogado.”

A nota não explica como Dallagnol banca o site oficial da pré-campanha a deputado federal no ar, o que inclui não apenas a manutenção do domínio, mas a equipe de profissionais que produz e publica conteúdo periodicamente em suas mídias digitais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: