No Ceará, Prefeitos do PDT se desfiliam em massa para apoiar candidato do PT no estado

No Ceará, Prefeitos do PDT se desfiliam em massa para apoiar candidato do PT no estado

Compartilhe

Movimento de apoio a Elmano Freitas vem após PDT no estado romper aliança com o PT e rifar candidatura de Izolda Cela para lançar Roberto Cláudio, diz a Forum.

Sete prefeitos de cidades cearenses anunciaram, nesta sexta-feira (29), desfiliação do PDT e informaram, ainda, que apoiarão Elmano Freitas, o candidato do PT ao governo do estado. Além destes, outros dois prefeitos do partido de Ciro Gomes informaram que apoiarão o candidato petista, mas continuarão na legenda.

O movimento vem após o PDT, que detém 63 prefeituras no Ceará, quebrar o acordo que mantinha com o PT e rifar a candidatura de Izolda Cela ao governo do estado para lançar Roberto Cláudio. Até então filiada ao partido, Izolda era vice de Camilo Santana (PT) e assumiu o posto de governadora após o petista renunciar para concorrer ao Senado.

Diante da manobra, o PT, que apoiava a candidatura de Izolda Cela, então, lançou Elmano Freitas, e Camilo Santana vem conseguindo apoio de prefeitos do PDT ao petista.

Anunciaram desfiliação do PDT para apoiar o candidato petista os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha).

Izolda sai do PDT

Na tarde de terça-feira (26), a governadora do Ceará Izolda Cela anunciou sua saída do PDT e deve apoiar candidatos do PT nas eleições desse ano. Segundo informações da sua assessoria, a governadora ficará sem legenda até o fim do mandato e, por conta do seu discurso, e de pessoas ligadas a ela, como a filha Lucia Cela e o ex-governador Camilo Maia, acredita-se que deva se filiar ao PT a partir de 2023.

“Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse Projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros. Diante desta nova realidade, e respeitando as decisões tomadas, anuncio o meu pedido de desfiliação do PDT. Sigo com determinação para cumprir esta honrosa tarefa no comando do Governo do Estado pedindo sempre as bênçãos de Deus para fazer o melhor para os cearenses”, escreveu a primeira mulher governadora do Ceará em suas redes sociais.

No último 18 de julho, em votação interna do diretório regional, o PDT cearense escolheu Roberto Cláudio para ser o candidato do partido ao governo por 55 votos, contra 29 da governadora. Izolda foi eleita vice-governadora do Estado em 2014, na chapa com Camilo Santana, do PT, dobradinha que vinha se repetindo desde 2006, quando Cid Gomes teve como vice o professor petista Francisco Pinheiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: