Intervenção antes de Cúpula das Américas pede ‘Fuera, Bolsonaro’ em Los Angeles

Intervenção antes de Cúpula das Américas pede ‘Fuera, Bolsonaro’ em Los Angeles

Compartilhe

Ativistas brasileiros prepararam um “esquenta” para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas ruas de Los Angeles (EUA), cidade que nesta semana recebe a nona Cúpula das Américas. O chefe do Executivo brasileiro deve participar do evento a partir desta quinta-feira (9), segundo a Folha.

Na tarde desta terça (7), um caminhão com três telas de LED circulou pelas ruas da cidade da Califórnia com mensagens como “Fuera, Bolsonaro”, “Don’t trust Bolsonaro” (não confie em Bolsonaro) e “Bolsonaro loves Trump” (Bolsonaro ama Trump). Todas vinham acompanhadas de imagens do presidente brasileiro.

A ação foi promovida por uma articulação de organizações brasileiras e internacionais, que preferem manter o anonimato alegando motivos de segurança para seus integrantes. O grupo diz temer represálias e violências a que ativistas estão sujeitos no Brasil.

A ação se assemelha a uma promovida em Nova York em setembro do ano passado, por ocasião da viagem do presidente para a Assembleia-Geral da ONU. Foi em uma confusão envolvendo o veículo que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mostrou o dedo do meio para manifestantes.

​Em nota divulgada nesta terça, a articulação de entidades diz que Bolsonaro leva para Los Angeles e para a Cúpula das Américas sua “péssima reputação ambiental e seu desprezo pelas instituições democráticas”.

Segundo eles, a intenção da intervenção é alertar os americanos e o presidente Joe Biden sobre o tipo de líder que será prestigiado com uma reunião bilateral. “É um erro confiar em qualquer tipo de compromisso que ele venha a assumir nesse encontro”, afirma o texto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: