CCJ da Câmara pode votar texto que institui mensalidade em universidade pública

CCJ da Câmara pode votar texto que institui mensalidade em universidade pública

Compartilhe

Projeto foi incluído na pauta desta terça-feira (24) e obriga a cobrança por instituições federais, exceto em caso de insuficiência financeira do aluno.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (23) um projeto de lei que cria a cobrança de mensalidade dos alunos de universidades públicas no país. A proposta é do deputado General Peternelli (União-SP) e dá nova redação a artigos da Constituição para permitir a medida.

O texto, relatado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União), inclui o seguinte parágrafo no artigo 207 da Constituição: “§ 3º As instituições públicas de ensino superior devem cobrar mensalidades, cujos recursos devem ser geridos para o próprio custeio, garantindo-se a gratuidade àqueles que não tiverem recursos suficientes, mediante comissão de avaliação da própria instituição e respeitados os valores mínimo e máximo definidos pelo órgão ministerial do Poder Executivo.”

Na justificativa do projeto que tramita desde 2019, General Peternelli defende que a cobrança de mensalidade reduziria a desigualdade.

“A cobrança de taxa para estudantes que possam pagar redunda em benefício para a própria universidade pública e em nada desprestigia a educação superior, uma vez que os docentes que não puderem pagar continuarão usufruindo da gratuidade como – aliás – já deveria ter sido desde o princípio e já estaríamos colhendo melhores benefícios dessas instituições”, argumenta ele, afirmando que a gratuidade generalizada não considera renda e cria distorções, fazendo com que os estudantes ricos ocupem vagas daqueles que realmente precisam da educação superior.

Em seu parecer sobre o projeto, Kim Kataguiri defendeu a aprovação da proposta na comissão, argumentando que ela não fere os artigos constitucionais que determinaram o direito à educação pública a todos os brasileiros.

*Com O Tempo

Compartilhe

One thought on “CCJ da Câmara pode votar texto que institui mensalidade em universidade pública

  1. jorge jose
    maio 24, 2022 at 12:25 pm

    O PT Construiu, TIJOLO POR TIJOLO, todo Sistema de ALCANÇE, do Povo Humilde Brasileiro, A UNIVERSIDADE! Universalizando ENSINO SUPERIOR NO BRASIL! Apesar do governo bolsonaro achar ‘estranho pobre estudar’ ou, conforme paulo guedes, criticar os aeroportos: ‘mais parecendo rodoviárias'(sic). Ou, face a cientistas sociais, ‘viralatismo MORBIDO’ essa ‘tese’ ministerial, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: