Grande Imprensa: a verdadeira bomba atômica da atualidade

Grande Imprensa: a verdadeira bomba atômica da atualidade

Compartilhe

Se em algum momento conseguirmos superar essa situação de conflito no leste europeu, acredito seriamente na necessidade de implementar uma campanha mundial para denunciar os grandes veículos de comunicação ao redor do Mundo, ou seja, os grandes conglomerados de mídia (incluindo as Big Techs) ao Tribunal Internacional de Haia pelos crimes que cometem diariamente e pela imensa ameaça que representam à democracia e à paz no Mundo.

O que muitas pessoas ao redor do Planeta ainda não compreenderam é que a grande indústria da comunicação é, por si só, um instrumento de guerra. Utilizando o dogma semirreligioso da “liberdade de imprensa”, a prática de se colocar a opinião pública a favor ou contra uma pessoa, uma empresa ou país é um movimento que há muito já extrapola os limites da legalidade. Perdemos o controle sobre o que é de fato informação e o que é especulação e isso já tem sido visto ao longo de todo o século XX. Entretanto tem sido visto de forma cada vez mais inconsequente e perigosa no século XXI uma vez que as mesmas práticas se somaram ao poder das Redes Sociais e a disseminação de Fake News, das quais cinicamente os grandes veículos dizem combater (o que configura de maneira espantosa a mentira da mentira) uma vez que os grandes veículos utilizam sua capilaridade e poderio de difusão para manobrar seus interesses na direção que desejam, seja para angariar mais lucros, angariar apoio de políticas de Estado ou as duas coisas ao mesmo tempo já que hoje o poder econômico se confunde com o poder do Estado.

Em todo o Mundo, observatórios da imprensa já monitoram a Grande Mídia de maneira crítica devido ao grave teor de sua atuação em escala planetária porém o que está ocorrendo agora na questão da Guerra da Ucrânia atingiu um nível inédito e perigoso. O que a imprensa está fazendo é jogar a opinião pública mundial contra a Rússia descontextualizando a História, reescrevendo a História ao seu bel prazer e colocando o Mundo na antessala de uma Guerra Nuclear. Isso configura um crime contra a Humanidade.

Esta não é uma inovação da Guerra da Ucrânia. A famigerada Guerra da Síria que dura desde 2011 viu um espetáculo global de coberturas desonestas sobre os fatos e até mesmo contou com encenações, algo que já foi denunciado inclusive pela própria Rússia e pela China, além de diversos “whistleblowers” que aparecem porém são silenciados rapidamente. Todo e qualquer fato veiculado que pudesse incriminar o líder político sírio Bashar Al-Assad era usado. A campanha para removê-lo do poder levou o país a uma sangrenta guerra civil que produziu a maior crise de refugiados que temos conhecimento desde a Segunda Guerra Mundial. Para quem não está inteirado do assunto, a derrubada do governo de Bashar Al-Assad era uma aposta da União Europeia e da OTAN para impor um governo alinhado não só aos interesses de Bruxelas como de Washington. Quem acompanhou a Guerra viu de tudo, desde violência extrema e uma tragédia social sem precedentes bem como a circulação de muita Fake News. Até quando isso permanecerá impune?

No Brasil tivemos o azar de termos testemunhado coisas muito parecidas agravadas pelo fato das comunicações de grande volume estarem nas mãos de monopólios sustentados pelo setor financeiro internacional. A Crise do Golpe de Estado de 2016 no Brasil foi um espetáculo deprimente de manipulação de informações da grande imprensa num movimento casado com uma parte do Judiciário capturado pelos interesses do Departamento de Justiça dos EUA que ajudou a criar um clima que justificasse um Impeachment fraudulento contra a então presidente do país Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores). Recentemente, após toda polêmica que se seguiu toda a trama foi desmascarada com vazamentos de informações sigilosas e até mesmo o reconhecimento de ministros do Supremo Tribunal Federal de que o Processo de Impeachment não possuía embasamento legal, ou seja, foi um Golpe. Ainda assim, mesmo com informações chocantes como essas, o grosso da população brasileira segue sedada, na sua luta por sobrevivência diária já não consegue diagnosticar mais nada e nem avaliar o nível de gravidade, é uma população explorada e refém de quem manda prender ou soltar, seja ela a grande mídia ou o judiciário instrumentalizado. Até quando isso permanecerá impune?

Devemos parar por um instante e questionar a atuação de CNN News, FOX News, ABC, BBC, DW, Globo, Washington Post, New York Times, NHK entre outros. A forma pela qual o grande complexo midiático conseguiu em questão de horas transformar um monstro como Volodymyr Zelensky num herói da Marvel em todo o Mundo chocou aqueles que há anos acompanham a questão ucraniana. Como pode? Um monstro ser transformado em herói, da noite para o dia?! Pare o Mundo que eu quero descer! E a população Mundial aderiu às teses desses veículos em tempo recorde, quer dizer, espírito crítico pra que? Com ou sem Guerra Nuclear, devemos considerar que uma tragédia se abateu sobre todos nós, perdemos o controle sobre um “brinquedão” chamado Meios de Comunicação. O poder financeiro faz da comunicação o que eles querem a o povo aceita numa facilidade recorde dada à capacidade de difusão. Se não fizermos nada, onde é que iremos parar? Isso equivale a uma Bomba Atômica na Humanidade. Denunciemos o grande complexo midiático global, capturado e usado pelos interesses financeiros, para o Tribunal Internacional de Haia por crimes contra a Humanidade.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: