Invasão da Rússia à Ucrânia prova que a ONU precisa ser reformada urgentemente.

Invasão da Rússia à Ucrânia prova que a ONU precisa ser reformada urgentemente.

Compartilhe

Quem pode parar a Rússia? Teoricamente, a única entidade que poderia criar efeito real à Rússia, seria a ONU. Seria, por que modelo de organização da ONU remonta o combate ao nazismo, para evitar uma guerra mundial, considerando que qualquer um dos membros com poder de veto não desejem uma guerra.

A questão é que a Rússia, assim como os EUA, são os países que têm poder de veto. Ou seja, mesmo que todos membros elaborem uma resolução dura tanto contra os EUA, que está sempre em guerra contra alguém, e a Rússia, que está abrindo uma guerra dentro da Europa, nada acontece, por a própria Rússia pode votar vetar.

Ou seja, na organização atual, a ONU só pode realizar qualquer tipo de ação, caso todos os membros permanentes do Conselho de Segurança aprovem. Alguém teria a ideia ingênua de que a Rússia aprovaria qualquer ação contra si mesma? Óbvio que não. Nesse sentido, qualquer ação proposta pela ONU é vetada pela Rússia.

Chega-se a esse impasse. A ONU nunca poderá fazer nada contra qualquer desmando dos EUA, por exemplo e a Rússia, ou qualquer outro membro permanente.

Então, qualquer um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China) que quiser entrar numa guerra, aparentemente, segundo a estrutura atual da ONU, terão legitimidade constituída, já que nada será feito pelas Nações Unidas.

Portanto, ou a ONU é reformada, ou será engolida pela marcha imparável da história.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: