Nelson Barbosa avalia que Teto de Gastos trouxe ‘mais prejuízos’ ao Brasil

Nelson Barbosa avalia que Teto de Gastos trouxe ‘mais prejuízos’ ao Brasil

Compartilhe

O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa, declarou que é “incontestável” que o famigerado Teto de Gastos, sancionado no Governo Temer (MDB), trouxe grandes prejuízos ao Brasil.

“Acho incontestável que trouxe mais prejuízos”, declarou o economista a Folha de São Paulo. Ele corroborou com a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e defendeu a revogação da medida a partir de 2023, caso Lula vença as eleições.

Barbosa diz que a primeira coisa a fazer é “reduzir a incerteza política e econômica”, criar uma nova âncora fiscal, mas que atenda tanto as demandas populares quanto do mercado financeiro.

“Ao sinalizar uma regra fiscal crível do ponto de vista financeiro e adequada a nossa realidade, com responsabilidade social, a economia já levanta. Temos que criar uma nova âncora de expectativa que passe na Faria Lima, mas passe nas ruas também. Porque no curto prazo vai ser necessário reforçar recursos para saúde e educação, manter transferência de renda, [e fazer] investimento público principalmente em desenvolvimento urbano e construção civil nas cidades para gerar emprego”.

Ele também revelou que o PT tem debatido uma nova regra fiscal.

“O que se está debatendo é qual a nova regra fiscal —que deve ser uma meta de gasto, não essa regra oportunista e irresponsável feita pelo [então presidente, Michel] Temer e mantida pelo [presidente Jair] Bolsonaro. O teto é uma possível meta, mas não é a única. O teto está gerando aumento de juros, criando incerteza”.

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: