Alckmin é um duro Golpe antecipado na candidatura de Lula

Alckmin é um duro Golpe antecipado na candidatura de Lula

Compartilhe

A possível participação de Geraldo Alckmin na candidatura de Lula para 2022 é um terrível Golpe no Partido dos Trabalhadores que mais uma vez insiste em ignorar os aprendizados da História. O PT desde sempre tende a subestimar os riscos que corre sendo um Partido de massas com vocação para a defesa dos trabalhadores. O partido segue apostando na mística de que seria possível um Mundo de paz e união entre campos que defendem perspectivas estruturais antagônicas. Desta forma, o Partido dos Trabalhadores se entrega com extrema facilidade às ilusões da institucionalidade burguesa. Essa característica do PT faz do partido um desafio constante de contradições brutais que, sem a mediação das alas mais conscientes da natureza da luta de classes, tende a se perder e a capitular diante do poder da Burguesia, que não perde tempo em manobrar o horizonte de eventos a seu favor. O PT, por estas características excessivamente permissivas tornou-se um celeiro de tendências opostas – uma à direita e outra à esquerda. Embora as bases populares do PT sejam numerosas, os setores burgueses do Partido exercem uma influência incômoda e indesejada não só na liderança popular que é o Lula mas no Partido de conjunto. Havia a esperança de que o Golpe de Estado de 2016 pudesse promover um salto de qualidade no PT.

O Golpe de Estado de 2016, um dos mais sofisticados casos mundiais de Guerra Híbrida já vistos – onde várias táticas militares inovadoras foram aplicadas com sucesso para alcançar uma ofensiva burguesa camuflada num dos maiores países do Planeta e adaptando a guerra política às características do século 21 – o Partido dos Trabalhadores (embora bombardeado de informações e orientação) não foi capaz ainda de processar todos os riscos envolvidos na complexidade que a luta de classes adquiriu neste início de século 21. Havia a expectativa de que o PT pudesse compreender o seu total protagonismo e ascendência na massa operária, uma força que se fosse mobilizada de modo adequado viraria um pesadelo para o campo opositor. O PT perdeu a oportunidade histórica de promover uma limpeza no próprio Partido colocando em evidência pela primeira vez na sua História o quão prejudicial foi ter acreditado em quadros políticos que se distanciaram e se distanciam diuturnamente das demandas políticas mais cruas da classe explorada. O Partido perdeu a oportunidade de se disciplinar e expulsar pessoas que não têm compromisso com a Democracia de fato e que só pensam em integrar organicamente – como verdadeiros parasitas – o aparato de Estado burguês. Este erro pode estar, mais uma vez, custando caro ao PT.

Os setores burgueses do PT dobram a aposta de que o Partido não pode parecer “selvagem”. O PT precisa ser “palatável”, ou seja, não pode haver nenhuma feição que assuste o Capital financeiro e a grande Burguesia. A partir do momento que o PT passa a ter como parâmetros a opinião dos meios de comunicação dominantes, o conflito já começa a se delinear a favor dos meios de comunicação dominantes que estão à serviço da Grande Burguesia. Por esse motivo o Partido acredita que se quiser governar tem que ceder, essa seria a doutrina dominante. Muitos quadros do PT reagem à isso com a maior naturalidade do Mundo como se estivéssemos falando de um fenômeno incontornável da Física. Este fenômeno poderia ser até minimamente aceitável até 2016. De 2016 em diante, esse erro não é mais tolerável. Além dos setores burgueses corroerem o Partido por dentro, a grande mídia que está plenamente ciente destas fraquezas passa ela própria a pautar o Partido. Foi impressionante a facilidade com que a grande imprensa (que não muito tempo atrás mobilizou a maior campanha midiática contra o Lula e contra o PT) lançou Alckmin na candidatura de Lula como um factoide nos grandes veículos e se multiplicou com grande desenvoltura. O Partido dos Trabalhadores, provavelmente encorajado pela cúpula, aceitou a sugestão e passou a considerá-la com a maior desfaçatez. “Conte uma mentira mil vezes e ela se tornará uma verdade” já diria o ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels. Como é possível conviver com esse vacilo?

Mas o problema não é somente a capacidade que o PT tem de ser corroído por dentro e por fora mas também a capacidade que a Direita tem de aplicar um novo Golpe assimétrico sofisticado, enfraquecer o PT partindo do próprio PT. A grande imprensa sabe que o PT é contraditório e sabe jogar com essas contradições como ninguém. Ao PT caberia não aceitar essas provocações. Mas aceitou e aceita. Não restou mais nada, não é mesmo? E o povo que lutou para defender Lula na prisão em Curitiba? E o povo que se mobilizou em defesa de Dilma Rousseff? Parecem apenas composição de “cenário” para determinadas facções indesejadas de dentro do PT.

Geraldo Alckmin é nada mais, nada menos que um dos principais nomes do Golpe de Estado de 2016 no Brasil. Este mesmo nome hoje é cotado para ser parte da candidatura do Lula onde se acreditava que seria possível a partir de Lula iniciar uma ofensiva contra o Golpe. Como impor um freio no Golpe integrando ao governo um partícipe de peso no governo? O PT segue acreditando que estamos num cenário igual ao de 2002. Erro brutal. As bases do PT não aceitarão facilmente esta manobra e isso enfraquece e muito a antes poderosa candidatura de Lula contra Bolsonaro. Muitos dos jornalistas ditos “sensatos” da suposta imprensa independente da internet alegam que “democracia é isso mesmo”. Que democracia, meus caros? A mesma democracia que há menos de 10 anos atrás promoveu a maior tragédia social, econômica e sanitária do Brasil nos últimos tempos.

Como explicar aos professores sindicalizados da APEOESP, maior sindicato de professores da América do Sul e que passou literalmente décadas lutando contra as medidas neoliberais de Alckmin de que hoje (e só hoje) ele é um aliado contra um “mal maior”? Como cair nesta armadilha? Somente uma pessoa muito limitada intelectualmente consegue cair nesta armadilha com extrema facilidade. O problema é que não estamos lidando com pessoas inocentes, estamos lidando com laranjas podres no PT que devem ser denunciadas diuturnamente a partir de hoje e sempre!

Compartilhe

One thought on “Alckmin é um duro Golpe antecipado na candidatura de Lula

  1. Vera Zagallo
    dezembro 17, 2021 at 10:31 pm

    Eu não confio na parceria do Alckmin, acho que vai se repetir o mesmo que aconteceu coma Dilma, quando fez parceria com o Temer , acho que vc vai ser a decepção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: