NOVA DERROTA DE BOLSONARO. Renan Calheiros será o relator da CPI da Covid e Randolfe na vice-presidência.

NOVA DERROTA DE BOLSONARO. Renan Calheiros será o relator da CPI da Covid e Randolfe na vice-presidência.

Compartilhe

Como já abordado em outras publicações do A Postagem, Renan Calheiros era o mais cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid, o que é uma péssima notícia para Bolsonaro, já que a CPI terá um relator muito crítico ao governo.

Antes, Randolfe chegou a ser apontado como possível presidente da comissão, mas, pelo acordo, ficará com a vice-presidência da CPI, o que também é uma notícia bem ruim para o governo. Randolfe, senador de oposição da REDE, é o autor do requerimento da CPI e estará ao lado do futuro presidente da comissão, que deverá ser o Omar Aziz, do PSD, do Amazonas.

Contudo, a formação é bastante desfavorável ao governo, já que o senador na presidência também será obrigado ter uma postura crítica ao ocorrido em seu estado, Amazonas, que sofreu com a falta de assistência do governo federal.

A pior baixa é a relatoria, já que a importância do relator, em uma CPI, é a mais elevada entre todos os membros. É ele quem elabora o resultado final da comissão, podendo, inclusive, pedir a abertura de um processo de impeachment, ou de um processo no STF. Em ambos os casos, levaria ao afastamento do presidente.

A definição dos membros diretores da comissão dá bem a dimensão da dificuldade que Bolsonaro terá durante o transcorrer do inquérito. Sem maioria, sem a relatoria e sem a vice-presidência.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: