Crítico de Bolsonaro, Renan Calheiros pode relatar a CPI da Covid.

Crítico de Bolsonaro, Renan Calheiros pode relatar a CPI da Covid.

Compartilhe

O MDB, maioria no Senado, também é o partido com maior composição na CPI da Covid e Renan Calheiros, sendo o maior cacique do partido na CPI, pleiteia a relatoria da comissão, o que é uma péssima notícia para Bolsonaro.

Um dos maiores críticos do governo, no Senado, Calheiros se manteve mais próximo da oposição que da independência, mesmo que seu partido não tenha se postado oficialmente como oposição. A questão aqui é que Calheiros foi um dos maiores prejudicados com o discurso punitivista da Lava Jato, “açambarcado” pelo governo Bolsonaro, que desde o início, atacou o cacique emedebista, não apoiando o senador na primeira eleição para a presidência da casa, em 2019.

Há aqui, diversos aspectos que afastam Renan Calheiros do governo e diversos motivos para que Bolsonaro tenha a terceira grande derrota, no Congresso, em menos de uma semana. A primeira derrota veio do STF, com a decisão pela abertura da CPI e a segunda, foi hoje, com a instalação em si, e a CPI que poderá correr em breve, já que a oposição emplacou minoria e não deve conseguir paralisar as investigações.

Com maioria na comissão, o MDB deve emplacar o relator, com possibilidade de emplacara também a presidência da comissão, com apoio da oposição, com mais de 5 votos de 11, sem somente com votos do MDB e oposição.

É importante frisas que o relator é o responsável pela elaboração do documento gerado pelo resultado da CPI. Sob as asas de Renan Calheiros, dificilmente será favorável a Bolsonaro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: