Fux diz que inquérito das fake news descobriu ‘atos preparatórios de terrorismo’

Fux diz que inquérito das fake news descobriu ‘atos preparatórios de terrorismo’

Compartilhe

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu nesta quarta-feira o trabalho do também ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, que investiga ataques à Corte. Fux destacou que esse inquérito, que mirou, entre outros, o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores, permitiu descobrir atos preparatórios de terrorismo contra o STF, informa O Globo.

A defesa que Fux fez de Moraes vem num momento em que o ministro voltou a ser alvo de Bolsonaro. O presidente da República enviou uma notícia-crime ao STF na noite de terça-feira contra Moraes por abuso de autoridade. Ele listou cinco razões para fundamentar seu pedido de abertura de ação contra o ministro. Nesta quarta-feira, o relator do pedido, o também ministro do STF Dias Toffoli arquivou o caso.

Em 2019, o então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, abriu o inquérito das fake news, sem ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR), como era praxe, levantando várias críticas. Ele também escolheu Moraes como relator, em vez de levar o caso para sorteio eletrônico, outro ponto que foi criticado. Outra controvérsia envolvendo esse processo foi a decisão de Moraes, que depois recuou, de censurar uma reportagem jornalística que citava Toffoli. Posteriormente, o plenário do STF validou a abertura do inquérito.

“Desde 2019, também o ministro Dias Toffoli, para enfrentar, não só a desinformação, mas, digamos assim, verdadeiros ataques ao Supremo Tribunal Federal, instaurou aqui o inquérito que esteve e está em ótimas mãos, na relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que está conduzindo os trabalhos com extrema seriedade e competência”, afirmou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: