Aliado da Rússia, Belarus é o país onde vêm acontecendo as negociações entre russos e ucranianos em meio à guerra.
O prédio da embaixada de Belarus em Roma, capital da Itália, foi alvo de um atentado a bomba na madrugada desta quarta-feira (9). Segundo a agência italiana Ansa, promotores locais abriram um inquérito para investigar o ocorrido.
Segundo a polícia de Roma, o atentado pode ter sido um “protesto” contra a guerra entre Rússia e Ucrânia. Belarus é um país aliado à Rússia e sediou todas as últimas mesas de negociação entre russos e ucranianos.
Imagens de câmeras de segurança, que circulam nas redes sociais, mostram o momento do ataque. É possível ver que dois homens vestindo macacão atiram artefatos explosivos contra o prédio da representação diplomática de Belarus enquanto correm. Segundo membro do corpo diplomático do país do leste europeu, foram atirados 2 artefatos, sendo que um causou uma forte explosão e o outro falhou.
De acordo com o site Sputnik, Vladimir Vasilkov, encarregado de negócios de Belarus na Itália, o ataque tem sido interpretado entre seus pares como um atentado terrorista.
Apesar dos danos ao prédio, as informações oficiais de autoridades italianas dão conta de que ninguém ficou ferido com a explosão.
Confira:
Small IEDs (they look like fireworks at first, but they seem to explode in a significant way) were thrown at the #Belarus embassy in Rome, #Italy.
(Via @war_noir) pic.twitter.com/XrIaPLIpKl
— Jake Hanrahan (@Jake_Hanrahan) March 9, 2022
Belarusian Foreign Ministry said that a terrorist attack was carried out against the #Belarusian embassy in Italy: allegedly unknown people in masks threw some objects on the territory of the embassy, after which one of the objects exploded. pic.twitter.com/s8jFpNRCuw
— NEXTA (@nexta_tv) March 9, 2022
*Com Forum