Amazonas decreta toque de recolher e envia pacientes para outros estados.

Amazonas decreta toque de recolher e envia pacientes para outros estados.

Compartilhe

Com a saúde totalmente privatizada, em que SUS atente apenas em hospitais privados ou com administração privada, o Amazonas se torno o primeiro estado a decretar toque de recolher pelo caos na saúde e o colapso no sistema funerário. Liderado pelo conservador e bolsonarista Wilson Lima, do PSC, o estado foi um dos que pior se preparou para a pandemia e agora, colhe os piores frutos da negligência.

O primeiro destino dos pacientes do Amazonas é Goias, os demais serão enviados para Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, respectivamente.

Segundo o secretário de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde, coronel Franco Duarte, os pacientes transferidos têm estado clínico considerado moderado. Eles ainda dependem de oxigênio, mas podem ser aerotransportados com “toda segurança”.

“O paciente do Amazonas que subir na aeronave terá toda a segurança e assistência, com cobertura de assistentes psicossociais, para que não haja falha nenhuma. Todos [os profissionais] voltados para o paciente, para que ele chegue no destino com toda segurança e acolhimento que nosso doente tem que ter”, explicou o secretário durante coletiva.

O governador informou que serão suspensos todos os transportes públicos entre rodovias e ferrovias, no estado. Nenhum estabelecimento funcionará de portas abertas, apenas delivery e medita inclui também farmácias.

A decretação de toque de recolher foi anunciado, mas, ainda não há detalhes da medida.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: