Os Estados do Golfo alertam os EUA para não lançarem ataques contra o Irã a partir do seu território ou espaço aéreo

Os Estados do Golfo alertam os EUA para não lançarem ataques contra o Irã a partir do seu território ou espaço aéreo

Compartilhe

Exclusivo: Monarquias do Golfo questionam acordos de base dos EUA enquanto se preparam para retaliação iraniana contra Israel As monarquias do Golfo estão exortando os EUA a não usarem bases militares americanas nos seus territórios para atacar em resposta a qualquer potencial ataque iraniano a Israel, disseram fontes ao Middle East Eye. Os aliados dos […]

Exclusivo: Monarquias do Golfo questionam acordos de base dos EUA enquanto se preparam para retaliação iraniana contra Israel

As monarquias do Golfo estão exortando os EUA a não usarem bases militares americanas nos seus territórios para atacar em resposta a qualquer potencial ataque iraniano a Israel, disseram fontes ao Middle East Eye.

Os aliados dos EUA no Golfo trabalham sem parar para fechar vias que possam ligar a uma represália dos EUA contra Teerã ou os seus representantes a partir de bases dentro dos seus reinos, de acordo com um alto funcionário dos EUA que falou com o MEE sob condição de anonimato.

À medida que as tensões aumentam, a Arábia Saudita, os EAU, Omã e o Kuwait levantaram questões sobre os intrincados detalhes dos acordos de base que permitem que dezenas de milhares de soldados dos EUA fiquem estacionados na península rica em petróleo.

Estão também agindo para impedir que aviões de guerra dos EUA sobrevoem o seu espaço aéreo no caso de os EUA conduzirem um ataque retaliatório ao Irã.

Os EUA passaram décadas investindo em bases militares no Golfo. Dada a sua proximidade com o Irã, essas bases aéreas seriam as plataformas de lançamento mais convenientes para os EUA contra a República Islâmica, disseram ao MEE funcionários atuais e antigos dos EUA, segundo o Cafezinho.

A relutância das monarquias do Golfo complica a preparação da administração Biden, enquanto faz jogos de guerra sobre como responder a um potencial ataque iraniano a Israel. Funcionários atuais e antigos dos EUA disseram ao MEE que acreditam que um ataque é iminente, como já foi relatado anteriormente em outros lugares.

“Está uma bagunça”, disse um alto funcionário dos EUA ao MEE.

Conselho de Segurança Nacional dividido

O funcionário, juntamente com dois ex-altos funcionários dos EUA, que conversaram com o MEE, delinearam três cenários que a Casa Branca está planejando para a esperada retaliação do Irã por um ataque ao seu consulado em Damasco, na Síria, no início deste mês, atribuído a Israel.

O Irã poderia atacar Israel diretamente a partir do seu território. Uma segunda opção seria um ataque coordenado por representantes do Irã a Israel, utilizando paramilitares xiitas no Iraque, os Houthis do Iêmen e o Hezbollah do Líbano – sendo este último a ferramenta de representação mais poderosa no arsenal do Irã.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: