STF julga limites de intromissão das Forças Armadas na atuação dos Poderes

STF julga limites de intromissão das Forças Armadas na atuação dos Poderes

Compartilhe

Relator da ação, Fux defendeu que FAB têm de garantir a ordem e não pode interferir ou moderar Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, por meio de plenário virtual, a atuação das Forças Armadas como um poder moderador entre Executivo, Legislativo e Judiciário, a partir de ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A sessão vai até dia 8.

Relator, o ministro Luiz Fux votou para delimitar a atuação da FAB, uma vez que a interpretação da Constituição e da lei que disciplina os militares não permitem intervenção ou moderação sobre os Poderes.

Para o ministro, a atribuição da FAB se limita à “garantia da lei e da ordem”, com excepcional enfrentamento da violação à segurança pública quando não há outro mecanismo para preservar a ordem.

“A chefia das Forças Armadas é poder limitado, excluindo-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes, relacionando-se a autoridade sobre as Forças Armadas às competências materiais atribuídas pela Constituição ao presidente da República”, defendeu Fux.

*GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: