A impressionante virada na opinião dos americanos em relação a Gaza

A impressionante virada na opinião dos americanos em relação a Gaza

Compartilhe

Antonio Lavareda, sociólogo e analista de pesquisas de opinião, destacou em suas redes sociais uma recente pesquisa do Instituto Gallup, realizada de 1º a 20 de março, que investiga a percepção dos cidadãos americanos em relação às ações militares de Israel em Gaza.

Os resultados revelam uma mudança significativa na opinião pública americana. Em novembro de 2023, a ação militar de Israel tinha o apoio de 50% dos americanos, mas recentemente a visão se inverteu. A desaprovação dessas ações cresceu para 55%, enquanto o apoio diminuiu para 36%.

Os dados também mostram um aumento na porcentagem de americanos que não têm uma opinião formada sobre o assunto, subindo de 4% em novembro de 2023 para 9% em março de 2024.

O estudo do Gallup foi realizado durante um período conturbado do conflito Israel-Hamas, que já levou a perdas significativas de vidas e danos materiais em ambos os lados. Os esforços globais, incluindo os da administração Biden, têm buscado um cessar-fogo, que, até então, não foi alcançado, segundo o Cafezinho.

Esta pesquisa foi finalizada antes que o Conselho de Segurança da ONU votasse, em 25 de março, por uma resolução que pedia um cessar-fogo durante o Ramadã. Essa resolução foi adiante após os Estados Unidos optarem pela abstenção, em vez de vetá-la como fizeram com resoluções anteriores.

O interesse dos americanos nas notícias sobre o conflito Israel-Hamas se mantém elevado. De acordo com a pesquisa, 74% acompanham as notícias de perto, um número que se mantém estável em relação aos 72% reportados em novembro. Entre esses, 34% afirmam que estão monitorando a situação “muito de perto”.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: