Vídeo: Em lançamento do Juventude Negra, Lula critica herança da escravidão e convoca juventude a participar da política: ‘seja o político que você quer que o Brasil tenha’

Vídeo: Em lançamento do Juventude Negra, Lula critica herança da escravidão e convoca juventude a participar da política: ‘seja o político que você quer que o Brasil tenha’

Compartilhe

Lula lembrou a “herança trágica da escravidão” e frisou que “é preta” a cor da maioria dos encarcerados no país, “muitos deles posteriormente declarados inocentes, mas para sempre marcados pelo preconceito e pela dor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (21) em Ceilância (DF) o ambicioso Plano Juventude Negra Viva. Durante o evento, Lula não apenas apresentou o plano, mas fez um apelo fervoroso aos jovens para que se engajassem ativamente na política.

Em seu discurso, Lula enfatizou a importância dos sonhos e da persistência, instigando os jovens a não abandonarem a política. Ele compartilhou sua própria experiência, reconhecendo os momentos de descrença, mas ressaltando a necessidade de continuar a luta. “O político honesto, trabalhador, decente, inteligente que você deseja possivelmente está dentro de você”,  declarou. “Então assuma a sua responsabilidade política e seja o político que você quer que o Brasil tenha. Se você assumir a sua tarefa, você percebe que pode chegar lá”.

Lula lembrou a “herança trágica da escravidão” e frisou que “é preta” a cor da maioria dos encarcerados no país, “muitos deles posteriormente declarados inocentes, mas para sempre marcados pelo preconceito e pela dor”

Além disso, Lula condenou veementemente a violência contra a população negra, mencionando casos recentes de racismo, como o do jogador de futebol Vinícius Júnior, do Real Madrid. Lula destacou a persistência do racismo em diversos aspectos da sociedade e exigiu uma mudança urgente.

Em relação ao Plano Juventude Negra Viva, Lula enfatizou que não se trata apenas de um compromisso retórico, mas de medidas concretas para garantir o pleno desenvolvimento da juventude negra. Ele ressaltou a importância de acesso à educação, saúde, cultura, segurança e emprego de qualidade como componentes essenciais para uma vida digna.

O presidente também fez um apelo aos jovens para que assumissem a responsabilidade de divulgar e implementar o programa, criticando a falta de cobertura da imprensa tradicional. “Se depender da nossa gloriosa imprensa democrática, vocês não saberão do programa. Vai depender muito de vocês”, afirmou.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: