Hospital italiano usará tecnologia de Nicolelis em pacientes com limitação motora

Hospital italiano usará tecnologia de Nicolelis em pacientes com limitação motora

Compartilhe

Aparelhos prometem solução sem cirurgia e concorrem com chip cerebral de Elon Musk.

O maior hospital privado da Itália, localizado em Milão, começará a oferecer as neurotecnologias desenvolvidas pela equipe liderada pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor emérito da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

O Instituto Nicolelis anunciou a parceria nesta terça-feira (5) e os atendimentos devem ter início ainda neste semestre.

“Marcamos uma aula magna na Universidade Vita-Salute San Rafaelle em junho, em que vamos comemorar os dez anos do chute com auxílio do exoesqueleto na abertura da Copa do Mundo, mas os trabalhos tendem a começar antes”, disse o neurocientista à Folha.

De acordo com Nicolelis, sua equipe desenvolveu tratamentos de inspiração na neurociência e na interface cérebro-máquina para paralisia por lesão medular, doença de Parkinson, epilepsia crônica não tratável, derrame e esclerose múltipla.

“Estamos ampliando consideravelmente o leque de uso de interface entre cérebro e máquina”, afirmou.

Trata-se da tecnologia que usa a leitura dos sinais cerebrais para executar comandos em computadores e objetos robóticos.

Nicolelis é um pioneiro na área e realizou o primeiro teste bem-sucedido da tecnologia em 2002, em vídeo célebre na qual macacos jogam o clássico do Atari, Pong, sem usar controles, a partir dos sensores cerebrais.

O primeiro artigo sobre a técnica é de 1999 e completa 25 neste ano.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: