Morto tentando manter sua família viva: a morte de um homem no comboio de ajuda de Gaza

Morto tentando manter sua família viva: a morte de um homem no comboio de ajuda de Gaza

Compartilhe

Bilal el-Essi, um louco por futebol e pai de dois filhos, estava entre as vítimas quando as tropas israelenses abriram fogo perto do comboio de ajuda

Algumas semanas antes da sua morte, Bilal el-Essi tirou uma fotografia do corpo de um homem, esparramado debaixo de uma bicicleta feminina numa rua da Cidade de Gaza, com uma mochila cor-de-rosa de criança caída do cesto.

O homem foi morto tentando encontrar comida para sua família, disse Essi a amigos e familiares ao compartilhar a imagem, um instantâneo da tragédia e do desespero na Cidade de Gaza.

Essi conhecia a terrível dor de não poder alimentar as pessoas que ama, e ficava cada vez mais agudo o fato de não conseguir encontrar leite para suas duas filhas, Layan, de cinco anos, e Mila, de dois, ou pão para o pai dele.

Assim, quando soube que uma rara entrega de ajuda alimentar poderia chegar ao norte de Gaza nas primeiras horas de quinta-feira, dirigiu-se à beira-mar da estrada Al Rashid com dois irmãos, disse o primo deles, Moataz el-Essi, ao Guardian por telefone, da Alemanha.

Bilal, um jogador de 28 anos, louco por futebol e rápido nas piadas, juntou-se a centenas de pessoas reunidas em torno de pequenas fogueiras, esperando no frio intenso pelos caminhões de comida.

Shukri Fleifel, fotógrafo e cineasta de 21 anos, também estava no meio da multidão. Ele tinha visto as forças israelenses abrirem fogo contra pessoas que esperavam por caminhões de ajuda no mesmo local poucos dias antes, disse ele. Mas, como todas as outras pessoas na Cidade de Gaza, ele estava com fome.

“Não há literalmente nada disponível para comprar nos mercados”, disse ele em entrevista por telefone. “As pessoas foram forçadas a recorrer à alimentação animal, mas mesmo isso é escasso.”

O chefe da agência da ONU para a Palestina, Philippe Lazzarini, disse esta semana que o norte de Gaza estava sofrendo um cerco dentro do bloqueio mais amplo de Gaza, com os seus 300.000 residentes restantes a receberem ainda menos ajuda do que o sul do território. “Quando falamos sobre os bolsões de fome iminente, referimo-nos principalmente ao norte”, disse ele.

O corpo de um palestino morto no ataque é levado em uma carroça. | AFP/Getty Images

Fleifel disse que por volta das 4h30, na escuridão da madrugada, ele viu dois tanques israelenses descerem a estrada Al Rashid, disparando para o ar para dispersar a multidão. Momentos depois veio o som de caminhões. “As pessoas sabiam que a tão esperada farinha finalmente havia chegado.”

Mas enquanto corriam em direção aos veículos, ele notou que outro tanque israelense apareceu ao norte, entre os cruzamentos de Nabulsi e Sheikh Ijleen. Momentos depois, abriu fogo, disse ele, e a multidão também foi atacada pelo sul.

Após o ataque inicial, os tanques retiraram-se para sul, disse ele, mas continuaram a atacar a multidão faminta. “Utilizaram granadas de efeito moral e dispararam indiscriminadamente, a uma distância considerável, contra cidadãos que ainda se dirigiam para os caminhões de ajuda.

“Vi pessoas desabando ao meu lado, algumas feridas e outras já martirizadas.” Ele se jogou entre dois bancos de concreto e, quando o tiroteio terminou, ficou surpreso ao descobrir que estava ileso.

Fleifel é um fotógrafo comercial que se voltou para o jornalismo de guerra quando a sua casa foi atacada. Mesmo depois de meses de filmagem dos ataques israelitas, as cenas sangrentas à sua volta pareciam piores “do que qualquer coisa retratada num filme de terror”.

Ele observou enquanto os feridos e mortos eram levados ao hospital, muitos empilhados em carroças puxadas por burros ou cavalos porque não havia ambulâncias.

Os militares israelitas afirmam que a maioria dos mortos ocorreu num esmagamento inicial quando multidões invadiram os caminhões de ajuda, e os soldados que passavam pela área mais tarde “abriram fogo apenas quando encontraram perigo”, disparando apenas em legítima defesa e não contra a multidão.

Fleifel disse que as pessoas foram esmagadas no incidente, mas somente depois que a multidão foi atacada por Israel. “A debandada e o caos foram causados ​​pelas forças de ocupação [israelenses] abrindo fogo”, disse ele.

Palestinos feridos recebem tratamento médico no hospital Kamal Adwan após o incidente.| Anadolu/Getty Images

Essi foi separado de seus irmãos no pânico que eclodiu depois que as primeiras balas atingiram a multidão, enquanto todos corriam para se proteger, disse Moataz. Quando o tiroteio cessou, seus irmãos procuraram freneticamente no meio da multidão e o encontraram, sangrando muito devido a um ferimento no pescoço.

Ele sobreviveu a uma lenta jornada até o hospital por ruas devastadas, mas morreu mais tarde no hospital al-Shifa; um dos irmãos que o levou para lá e estava com ele quando morreu disse a Moataz que o ferimento foi causado por uma bala.

Seus irmãos e seu pai ficam com a dor e a culpa. “Eles estão com o coração partido porque não o impediram de sair em busca de comida”, disse Moataz.

“Alguns de seus irmãos fugiram para o sul, incluindo um que é médico ortopédico e traumatologista. Ele sente que certamente, se estivesse lá, teria sido capaz de ajudá-lo.”

Essi, um graduado com um bom emprego na empresa de móveis de seu tio, havia perdido a mãe devido ao câncer três anos antes, uma morte que a família diz ter sido acelerada pelas restrições israelenses às importações de medicamentos ou à saída de pacientes de Gaza para tratamento.

Ele ficou na cidade de Gaza para cuidar do pai, porque se recusou a sair de casa mesmo quando as forças israelenses ordenaram a evacuação, disse seu primo. Sempre dedicado à família, foi morto simplesmente tentando mantê-los vivos.

Publicado originalmente pelo The Guardian via Cafezinho

Por Aseel Mousa em Gaza e Emma Graham-Harrison em Jerusalém

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: