Em forte discurso, Putin alerta Ocidente sobre risco de guerra nuclear

Em forte discurso, Putin alerta Ocidente sobre risco de guerra nuclear

Compartilhe

No 19º Discurso da Nação, feito no Parlamento russo, Vladimir Putin disse que Ocidente tenta arrastar o país para uma corrida armamentista.

Em seu 19º discurso sobre o Estado da Nação, o presidente russo, Vladimir Putin, usou palavras fortes para ameaçar seus adversários. E colocou no Ocidente a culpa do risco de uma guerra nuclear.

As declarações vêm três semanas antes das eleições presidenciais. O discurso foi transmitido pela televisão nacional e até mesmo exibido em alguns cinemas.

Na parte mais ameaçadora da fala, Putin alertou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre risco de guerra nuclear.

“Eles [Otan] estão se preparando para atacar nosso território e usando as melhores forças possíveis e as forças mais eficazes para fazê-lo. Mas lembramo-nos do destino daqueles que tentaram invadir o nosso território e, claro, o seu destino será muito mais trágico do que qualquer coisa que possamos enfrentar”, discursou, elogiando o arsenal nuclear russo, diz o Metrópoles.

Segundo ele, os adversários precisam compreender que a Rússia também tem armas. “Armas que podem derrotá-los no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso, porque poderia, na verdade, desencadear o uso de armas nucleares. Eles não entendem isso?”, perguntou.

Putin diz que estão tentando levar a Rússia para uma corrida armamentista
A ameaça vem da retórica de que o Ocidente tenta enfraquecer a Rússia a partir de dentro e de tentar arrastá-la para uma corrida armamentista.

Segundo o mandatário russo, exemplos são a adesão da Finlândia – que tem uma longa fronteira terrestre com os russos – e da Suécia à Otan, assim como a sugestão do presidente francês, Emmanuel Macron, de enviar tropas à Ucrânia.

O presidente russo disse que, antes disso, prefere conversar.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: