Lula evita polêmica com militares sobre o golpe de 64 e diz que foco é o futuro

Lula evita polêmica com militares sobre o golpe de 64 e diz que foco é o futuro

Compartilhe

“Os generais que estão hoje no poder eram crianças naquele tempo, alguns acho que não tinham nem nascido ainda. O que eu não posso é não tocar a história para frente, ficar remoendo sempre”

Em entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV, com Kennedy Alencar, o presidente Lula (PT) evitou fazer críticas mais contundentes à atuação das Forças Armadas no país e disse que prefere focar no futuro, sem “remoer o passado”.

Questionado sobre a posição das Forças Armadas em relação aos 60 anos do golpe militar de 1964, Lula afirmou que está mais preocupado com o “golpe de janeiro de 2023” e que o episódio de 64 “já faz parte da história”.

“Os generais que estão hoje no poder eram crianças naquele tempo, alguns acho que não tinham nem nascido ainda. O que eu não posso é não tocar a história para frente, ficar remoendo sempre”, disse o presidente.

Lula também destacou que a sociedade e os militares não podem ser tratados como inimigos e que ele está buscando pessoas com “qualidade democrática” para exercerem comando nas Forças Armadas, diz a Folha.

“Em nenhum momento da história os militares foram punidos como estão sendo punidos agora. Em nenhum momento um general foi chamado pela Polícia Federal para prestar depoimento”, afirmou, referindo-se às investigações da Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe de Estado para impedir sua posse e que tem entre os suspeitos generais que integravam a cúpula do governo Bolsonaro.

Discurso de Bolsonaro e governadores na Paulista

Sobre o ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista no último domingo (25), Lula disse não considerar ruim a presença de diversos governadores, mas criticou o discurso de Bolsonaro e outros presentes, que, segundo ele, foi “encomendado por advogados” e “parecia um colégio de iniciantes”.

“Os discursos foram muito vaselina. Eles foram encomendados pelos advogados, ‘olha, cuidado com as palavras, não fale nada que possa depor contra a constituição, não fala nada que possa depor contra a democracia’. Então estava todo mundo parecendo um colégio de iniciantes”, disse Lula.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: