Lula confirma ao chanceler russo ida a Moscou para reunião do BRICS

Lula confirma ao chanceler russo ida a Moscou para reunião do BRICS

Compartilhe

Presidente brasileiro recebeu Sergei Lavrov em Brasília após o encontro dos ministros do G20; também foram abordados temas da agenda bilateral e questões globais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite de quinta-feira (22/02), em Brasília, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que foi à capital federal após ter participado da reunião de chanceleres do G20.

Segundo comunicado do Palácio do Planalto, Lavrov cumprimentou Lula pela organização da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro e transmitiu mensagem do presidente Putin de “apoio à Presidência brasileira do grupo”.

“O chanceler reforçou o convite para a Cúpula dos BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, acrescenta a nota.

Ainda segundo o Planalto, Lula confirmou que viajará à Rússia para a reunião do BRICS e “reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente”.

O presidente também reiterou a posição de que o Brasil “continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz” na Ucrânia, enquanto Lavrov “expôs as posições da Rússia” em relação ao conflito.

Lula assumiu um papel de liderança na fundação dos BRICS, grupo de economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que desafiam o domínio do capitalismo ocidental.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: