Isolamento de Israel afeta eleitorado de Joe Biden, que tenta descolar-se de Netanyahu

Isolamento de Israel afeta eleitorado de Joe Biden, que tenta descolar-se de Netanyahu

Compartilhe

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mantém uma relação profunda e duradoura com o estado de Israel, tanto em termos pessoais quanto políticos. No entanto, as atuais políticas do governo israelense e as divisões internas dentro de seu próprio partido estão testando suas opiniões de longa data.

A renúncia de Tariq Habash, nomeado por Biden no Departamento de Educação, destacou as tensões internas dentro do partido. Habash, um palestino-americano, expressou sua decepção com a falta de flexibilidade do presidente em relação a Israel, contrastando com sua disposição passada para evoluir em outras questões políticas. Disse que não poderia mais trabalhar em um governo onde sentia que sua própria humanidade estava subvalorizada.

As decisões e ações da política externa americana raramente têm impacto no resultado das eleições presidenciais, muito menos nas eleições para o Congresso. Desta vez, porém, as escolhas de Biden podem aumentar ou diminuir as suas hipóteses de reeleição.

Com a perspectiva das eleições de 2024, Biden pode enfrentar um preço político por sua postura em relação a Israel. Embora ele tenha expressado otimismo de que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu poderia eventualmente aceitar uma solução de dois estados, a resistência dele a essa ideia pode deixar Biden em uma posição delicada, especialmente diante das expectativas crescentes de segmentos da base democrata por mudanças significativas na abordagem dos Estados Unidos ao conflito no Oriente Médio.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem rejeitado repetidamente os apelos por um Estado palestino, inclusive durante seus comentários recentes. Enquanto isso, a administração Biden continua pressionando por um acordo de integração econômica regional que inclua um caminho para uma solução de dois estados.

Os sinais mais evidentes da tentativa de descolar-se do apoio ao genocídio se expressam em críticas de Biden à postura de Netanyahu, especialmente na ameaça de atacar Rafah, no sul de Gaza. Suas frequentes críticas à falta de atenção do governo israelense com as demandas dos EUA, no entanto, se conflitam com as remessas de recursos para a guerra, apresentadas ao Congresso americano, assim como pelos vetos a um cessar-fogo pedido por todos os membros do Conselho de Segurança da ONU.

Onda de condenação global

Desde os primórdios de sua existência, Israel tem enfrentado desafios e críticas da comunidade internacional. Hoje, quase 70 anos após uma declaração famosa de David Ben-Gurion ridicularizando a Organização das Nações Unidas (ONU), o país se vê novamente em meio a uma onda de condenação por sua operação militar na Faixa de Gaza.

A operação, que resultou na morte de aproximadamente 29 mil palestinos, incluindo mulheres e crianças, deixou grande parte do território em ruínas e provocou indignação em todo o mundo. Organizações internacionais como a ONU e dezenas de países têm se manifestado contra as ações de Israel, levando o governo israelense e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a uma posição de isolamento.

No entanto, o apoio dos Estados Unidos, tradicional aliado de Israel, tem sido um elemento crucial nesse cenário. A administração Biden, embora tenha demonstrado alguma discordância com as ações israelenses, ainda mantém uma aliança sólida com o país. Recentemente, os EUA invocaram seu veto no Conselho de Segurança da ONU para bloquear uma resolução que exigia um cessar-fogo imediato em Gaza, pela terceira vez durante o conflito.

Apesar da pressão internacional e doméstica, o presidente Biden tem resistido a mudanças significativas em sua política em relação a Israel. Isso tem gerado críticas por parte de progressistas do Partido Democrata, da juventude e dos eleitores árabes-americanos, que expressam descontentamento com o apoio contínuo dos EUA a Israel.

No entanto, a situação de Israel é cada vez mais desafiadora. Atualmente, o país enfrenta uma rara quebra com Washington, com o governo Biden circulando um projeto de resolução na ONU para alertar o Exército israelense contra uma ofensiva terrestre em Rafah, próximo ao Egito, onde mais de 1 milhão de refugiados palestinos estão abrigados. Além disso, a resolução pediria um cessar-fogo temporário.

Essa mudança na postura dos EUA representa um desafio significativo para Israel, que historicamente se beneficiou da proteção americana nos fóruns internacionais. No entanto, a crescente condenação global, incluindo ações na Corte Internacional de Justiça em Haia, sinaliza um isolamento cada vez maior para Israel.

Mesmo diante dessas pressões, o governo israelense não ignora completamente as organizações internacionais. Enfrentando acusações de genocídio e outras violações de direitos humanos, Israel enviou uma equipe jurídica de alto nível para se defender perante a Corte Internacional de Justiça.

Voto descompromissado

À medida que se aproximam as eleições primárias do estado de Michigan, uma questão central emerge para os democratas: a posição do presidente Biden em relação a Israel e Gaza terá um impacto duradouro em sua popularidade e nas eleições de 2024?

Na terça-feira, um grupo de manifestantes se reuniu no campus da Universidade de Michigan, expressando sua indignação com a postura de Biden ao votar “descomprometido” nas eleições primárias democratas do estado. Esse protesto reflete uma crescente insatisfação dentro do Partido Democrata em relação ao apoio de Biden a Israel durante o conflito em Gaza.

Meses de críticas e protestos culminaram nas eleições primárias de Michigan, onde os detratores liberais de Biden estão instando os democratas a expressarem sua desaprovação votando “descomprometidos” contra ele. O receio entre os aliados do presidente é que essa onda de descontentamento possa ter repercussões significativas nas eleições gerais, especialmente se Biden não revisar sua posição em relação ao conflito.

O Michigan se tornou um campo de testes para esse descontentamento, com uma combinação única de eleitores: uma grande e politicamente ativa população árabe-americana, estudantes progressistas em campi universitários e a opção de um voto de protesto. Esses fatores aumentam os riscos para Biden em um estado que, de outra forma, poderia ter sido menos contestado.

A preocupação com a posição de Biden sobre Gaza se estende além dos subúrbios de Detroit, o coração da diáspora árabe de Michigan, alcançando os campi universitários e comunidades sem uma grande presença árabe-americana. A revolta é evidente, e os democratas temem que a insatisfação possa se traduzir em uma perda do estado para o ex-presidente Trump nas eleições gerais.

Os líderes democratas de Michigan alertam para os riscos de não apoiar Biden, destacando que cada voto que não o apoia aumenta a chance de uma presidência Trump. No entanto, o apoio a Biden não é unânime, com vozes como a da deputada Rashida Tlaib instando os eleitores a se oporem a ele nas primárias.

Enquanto a campanha de Biden destaca suas realizações em questões domésticas e os esforços para criar empregos e promover a justiça social, a controvérsia sobre sua política externa em Gaza continua a dividir os eleitores.

A incerteza paira sobre o resultado das eleições primárias, com a campanha de Biden enfrentando a difícil tarefa de conquistar os eleitores árabes-americanos e progressistas, ao mesmo tempo em que mantém o apoio de outros grupos-chave, como trabalhadores sindicalizados, mulheres suburbanas e eleitores negros.

Apoio emocional

Em 2002, durante a Segunda Intifada, Biden foi visto acompanhado apenas de Tony Blinken num hotel em Jerusalem esvaziado pelos constantes atentados suicidas. Perguntado por que estava ali no meio dessa violência, Biden disse: ‘Este é precisamente o momento em que preciso estar’. Era uma mensagem: Israel não ficaria isolado. Não estaria sozinho. Sempre teria os Estados Unidos como amigo.

Essa posição firme de Biden em relação a Israel contrasta com a crescente desconfiança entre uma geração mais jovem de eleitores democratas, que tendem a ser mais céticos em relação ao governo israelense e mais solidários aos palestinos do que os eleitores mais velhos do partido. Esse cenário coloca Biden em uma posição delicada, tendo que lidar não apenas com Netanyahu, mas também com as divisões internas em seu próprio partido, enquanto busca a reeleição.

As grandes populações árabe-americanas e muçulmanas-americanas de Michigan revelaram-se importantes para Biden em 2020, ajudando-o a conquistar o campo de batalha e a solidificar a sua vitória sobre Donald Trump para a presidência. Cerca de 64% dos muçulmanos em todo o país apoiaram Biden em 2020, enquanto 35% apoiaram Trump.

O grupo Make America Great Again detesta expandir os envolvimentos dos EUA no exterior e prefere ver os recursos financeiros utilizados internamente, por exemplo, para reforçar a fronteira sul e travar o afluxo de migrantes e requerentes de asilo.

Mas não é apenas o núcleo da base de Trump que abraça esta postura anti-escalada. Dado que a grande maioria dos americanos teme que o seu país seja arrastado para uma guerra – cerca de 84 por cento, de acordo com uma sondagem recente – a retórica isolacionista de Trump tem um apelo generalizado.

A ligação de Biden com Israel remonta a sua infância, quando seu pai discutia o Holocausto à mesa de jantar, um tema que deixou uma marca profunda no presidente. Em suas frequentes visitas a Israel ao longo dos anos, Biden desenvolveu laços estreitos com o país e seu povo. Seu compromisso com Israel foi reforçado durante momentos de crise, como durante a Segunda Intifada, quando Biden afirmou estar presente para apoiar o país mesmo em tempos difíceis.

Essa relação próxima com Israel moldou as políticas de Biden em relação ao país e continua a influenciar suas ações como presidente. Aaron David Miller, ex-diplomata do Departamento de Estado, observa que nenhum outro presidente americano teve o mesmo nível de interação e experiência com Israel que Biden.

Apesar desse histórico, Biden enfrenta agora o desafio de conciliar suas convicções pessoais com as demandas internacionais e as expectativas de seu próprio partido. O compromisso com Israel permanece, apesar das mudanças significativas no cenário político e humanitário que envolve o conflito no Oriente Médio.

Após os ataques do Hamas, Biden continuou a apoiar a ofensiva militar de Israel, mesmo diante de crescentes apelos por um cessar-fogo. Embora alguns democratas tenham expressado discordância em relação à posição de Biden, o presidente manteve sua firmeza em apoiar Israel, refletindo a vontade da maioria do público americano, que tende a apoiar Israel no conflito, de acordo com pesquisas.

No entanto, a divisão entre os democratas é evidente, com alguns pedindo que Biden demonstre mais simpatia pelos palestinos que sofrem. O presidente, por sua vez, evitou criticar publicamente Netanyahu e demonstrou relutância em mudar sua postura em relação ao conflito. Os democratas torcem para que durante a votação, em novembro, o clima no Oriente Médio seja bem diferente de agora.

O que Biden precisa fazer para ganhar o apoio dos jovens Democratas e dos muçulmanos e árabes americanos é dissociar-se e à sua administração da guerra genocida de Israel, do seu sistema de apartheid e da sua ocupação de terras palestinas. Na verdade, a sua reeleição permanece incerta sem uma direção nova e moralmente defensável na política externa dos EUA no Médio Oriente.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: