Em reunião, Lula revela a ministros por que fez fala sobre Holocausto

Em reunião, Lula revela a ministros por que fez fala sobre Holocausto

Compartilhe

Presidente Lula fez reunião de emergência com ministros e assessores na manhã de segunda-feira (19/2) para discutir crise com Israel.

O presidente Lula revelou a ministros e assessores, durante reunião na segunda-feira (19/2) no Palácio da Alvorada, por que comparou a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Segundo relatos, Lula explicou aos auxiliares que sua declaração faz parte de uma estratégia de colocar um freio no que considera uma “sanha assassina” de Israel em relação a civis palestinos, diz Igor Gadelha, Metrópoles.

O presidente brasileiro disse ainda acreditar que sua fala deve abrir espaço, nos próximos dias, para chefes de Estado de outros países também condenarem o governo israelense.

Pressão sobre Israel
Na avaliação de Lula, esse cenário deve ajudar a pressionar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a aceitar um cessar-fogo com o grupo terrorista palestino Hamas, algo que ele ainda rejeita.

A reunião de Lula começou por volta das 10h30 e terminou às 13h. Participaram do encontro os ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também participou da reunião remotamente do Rio de Janeiro, onde o chanceler brasileiro vai passar a semana em reuniões do G20.

O encontro teve ainda a presença do ex-chanceler Celso Amorim, principal assessor especial de Lula para assuntos internacionais no Palácio do Planalto.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: