Cientistas descobrem que placa tectônica do Pacífico está rachando

Cientistas descobrem que placa tectônica do Pacífico está rachando

Compartilhe

Pesquisadores identificaram falhas significativas na Placa Oceânica do Pacífico, uma revelação que pode transformar o entendimento atual sobre o movimento e a estrutura das placas tectônicas.

Este estudo, liderado por Erkan Gün da Universidade de Toronto, observou rachaduras profundas e extensas na placa, sugerindo uma complexidade anteriormente não reconhecida nas dinâmicas tectônicas.

A equipe de geólogos utilizou modelos computacionais avançados e análise de dados prévios para investigar quatro platôs no oeste do Oceano Pacífico, abrangendo regiões do Japão ao Havaí e da Nova Zelândia à Austrália.

Os resultados apontam para a existência de falhas geológicas na placa do Pacífico, caracterizadas por rachaduras com milhares de metros de profundidade e centenas de quilômetros de comprimento, desafiando a noção de que as placas oceânicas são predominantemente rígidas e só alteram sua forma em zonas de subducção.

O achado sugere que as placas submersas podem ser mais suscetíveis a danos do que se pensava anteriormente, possivelmente influenciando fenômenos como atividade sísmica e vulcanismo.

A comparação feita pelos pesquisadores da placa com uma toalha de mesa sendo esticada ilustra como as tensões podem levar à formação de falhas nas regiões mais frágeis.

Se confirmadas por estudos futuros, essas descobertas poderiam necessitar uma revisão dos modelos atuais de placas tectônicas, ampliando o conhecimento sobre os processos que regem a superfície terrestre.

*Canaltech

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: