Irã critica ‘roubo’ dos EUA de jato jumbo vendido à Venezuela

Irã critica ‘roubo’ dos EUA de jato jumbo vendido à Venezuela

Compartilhe

Washington tomou posse do avião apreendido na Flórida e afirma que ele será desmantelado e sucateado

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, condenou em 13 de fevereiro a “apreensão ilegal” por Washington de um avião de carga Boeing 747 que Teerã vendeu à companhia aérea estatal venezuelana Emtrasur.

“O ato ilícito de Washington de apreender e transferir o avião Boeing 747-300 pertencente à empresa venezuelana Emtrasur é um sequestro e resulta de medidas coercitivas unilaterais do país norte-americano”, disse Kanaani a repórteres na terça-feira.

“A República Islâmica do Irã anuncia o seu apoio decisivo aos esforços jurídicos e diplomáticos da Venezuela para recuperar a propriedade e o acesso aos bens e pertences do país”, acrescentou.

A Venezuela rejeitou categoricamente o “roubo flagrante” da aeronave. Acusou o governo de extrema direita da Argentina de conspirar com Washington para “violar todas as leis que regulam a aeronáutica civil, bem como os direitos comerciais, civis e políticos que assistem [Emtrasur], colocando em risco a segurança aeronáutica na região”.

“A Venezuela livre e soberana dará uma resposta enérgica, direta e proporcional a este ataque, para o qual utilizará todos os recursos disponíveis no âmbito da constituição, da diplomacia e do direito internacional”, afirmou Caracas.

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na noite de segunda-feira que assumiu a custódia da aeronave na Flórida depois que Buenos Aires a imobilizou há 18 meses, provocando uma crise diplomática entre as nações latino-americanas. Segundo Washington, o avião será desmontado e descartado.

Os EUA alegam que a venda do avião à Venezuela em 2022 pela Mahan Air do Irã violou as suas sanções à República Islâmica, alegando que a Mahan Air é “afiliada” ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).

“A Mahan Air – conhecida por transportar armas e caças para o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e para o Hezbollah – violou as nossas restrições à exportação ao vender este avião a uma companhia aérea de carga venezuelana. Agora, é propriedade do governo dos Estados Unidos”, disse o secretário adjunto de Fiscalização das Exportações dos EUA, Matthew S. Axelrod, num comunicado de 12 de fevereiro.

A venda fazia parte de um contrato de cooperação de 20 anos entre Teerã e Caracas.

Um tribunal argentino decidiu em outubro passado que não havia provas que permitissem acusar dois tripulantes venezuelanos e três iranianos por ligações a atividades terroristas, pelas quais estavam sendo investigados.

Publicado originalmente pelo The Cradle 

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: