A chance de Bolsonaro ser preso após o vídeo da “dinâmica golpista” vir à tona

A chance de Bolsonaro ser preso após o vídeo da “dinâmica golpista” vir à tona

Compartilhe

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia que há provas consistentes para levar Jair Bolsonaro para trás das grades, especialmente após a divulgação do vídeo de uma reunião ministerial de julho de 2022. A PF descreveu momentos do encontro e destacou a “dinâmica golpista” da cúpula do então governo.

Hoje, no entanto, os magistrados também levam em conta o fator político em uma eventual decretação de prisão. Há quem avalie, inclusive, a possibilidade de que o ex-presidente se transforme numa espécie de mártir.

A leitura de quatro magistrados ouvidos pela coluna é que ainda há consenso entre a maioria dos ministros de que uma eventual prisão de Bolsonaro só deve ser decretada após sua condenação na Justiça. Isso, no entanto, pode mudar, a depender de outros dados que surjam no decorrer do processo, como uma tentativa de obstrução de Justiça, diz Bela Megale, O Globo.

Apesar da série de investigações que miram o ex-presidente, a que apura um plano de golpe de Estado é hoje a que tem maior chance culminar na prisão de Bolsonaro.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: