Empresa Neuralink realiza primeiro implante de chip em cérebro humano; o próprio Musk informa que paciente se recupera bem

Empresa Neuralink realiza primeiro implante de chip em cérebro humano; o próprio Musk informa que paciente se recupera bem

Compartilhe

Desde 2019, o também dono de Tesla e do X afirmava que planejava testar a tecnologia da Neuralink em humanos.

A Neuralink, empresa de Elon Musk, é primeira a realizar um implante de chip em cérebro humano. O próprio bilionário informa que paciente se recupera bem, segundo anúncio no X (ex-Twitter) nesta segunda-feira (29).

“Os resultados iniciais mostram sinais promissores de atividade neural”, escreveu Musk, que criou a startup de chips em 2017. Os primeiros testes são feitos em pacientes com paralisia cerebral.

Desde 2019, o também dono de Tesla e do X afirmava que planejava testar a tecnologia da Neuralink em humanos. A empresa de tecnologia, porém, recebeu permissão da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA) para iniciar o recrutamento para o primeiro teste em humanos apenas no último 19 de setembro, diz a Folha.

O estudo agora em curso tem foco em pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou ELA (esclerose lateral amiotrófica).

A startup não revelou quantos pacientes participarão do experimento, que levará cerca de seis anos para ser concluído.

O estudo usa um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-máquina (BCI, na sigla em inglês) em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover, disse a Neuralink.

O objetivo inicial, segundo a empresa, é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.

A tecnologia da Neuralink tem inspiração nos estudos sobre a interface cérebro-máquina do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que conseguiu ligar o cérebro de macacos do gênero Rhesus a computadores.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: