Minas decreta emergência e Rio tem explosão nos casos de dengue

Minas decreta emergência e Rio tem explosão nos casos de dengue

Compartilhe

São Paulo – O governo de Minas Gerais declarou neste sábado (27) situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de arboviroses no estado, sobretudo dengue e chikungunya. O avanço da doença preocupa em todo o país, que registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença. Os dados foram divulgados na quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.

Há ainda 85 óbitos em investigação. “Vivemos um momento de grande preocupação em relação à dengue”, avaliou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em Minas, segundo o governo do estado, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos de chikungunya no estado, apenas nas três primeiras semanas deste ano.

A publicação do decreto autoriza o governador Romeu Zema (NOVO) a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.

Rio de Janeiro

Nas três primeiras semanas de janeiro, o estado do Rio registrou 9.963 notificações de casos prováveis da doença, representando crescimento de 587% em relação ao mesmo período de 2023. Oito das nove regiões do estado estão com números de vítimas acima da média, enquanto Resende, Itatiaia e Rio das Ostras aparecem com alta acima do esperado.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue chegará à população a partir de fevereiro. Em um primeiro momento, serão contemplados os municípios de grande porte com alta transmissão do vírus nos últimos dez anos. O público-alvo é formado por crianças e jovens de 10 a 14 anos e o esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses.

*RBA

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: