Achou pouco? PF prepara mais operações contra bolsonaristas

Achou pouco? PF prepara mais operações contra bolsonaristas

Compartilhe

Gabinete de Alexandre de Moraes no STF cuida dos casos de interesse do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nos corredores do Supremo Tribunal Federal, uma coisa é certa: a expectativa por mais diligências contra Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados se torna cada vez maior. Fontes avaliam que a “porteira foi aberta” após as operações contra Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Segundo fontes, cerca de 18 deputados são investigados em inquéritos que correm no STF e operações contra eles devem se tornar mais frequentes.

E é bem do gabinete de Moraes que saem os inquéritos de maior interesse de Bolsonaro e seus sectários. O ministro cuida dos inquéritos das milícias digitais (que investiga desde o desvio de joias sauditas, existência do gabinete do ódio à fraude no cartão de vacina), das manifestações antidemocráticas e o inquérito da Abin (Agência Brasileira de Espionagem).

Tamanha concentração de poder tem gerado reclamação no Congresso Nacional. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), se reuniu nesta semana com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e pediu que Moraes deixe a relatoria dos casos de 8 de Janeiro. O pedido foi na esteira da entrevista de Moraes ao Globo, a qual disse que havia planos de golpistas para enforcá-lo em praça pública.

“Colocamos para o ministro a preocupação com a condução do processo de 8 de janeiro […]. Acreditamos que ele deveria abrir mão de conduzir o processo para que haja isenção e não haja, no futuro, nulidade”, disse Marinho na saída da reunião.

A expectativa também atinge os próprios bolsonaristas. Na Procuradoria-Geral da República, o atual chefe, Paulo Gonet, pode reanalisar investigações contra quatro deputados e divulgar parecer contra eles. Sob Augusto Aras, André Fernandes (PL-CE), Silvia Waiãpi (PL-AP), General Girão (PL-RN) e Clarissa Tércio (PP-PE) foram preservados, já que a PGR pediu o arquivamento dos casos ao Supremo Tribunal Federal.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: