Ataque da Ucrânia em Donetsk deixa pelo menos 25 mortos, dizem autoridades

Ataque da Ucrânia em Donetsk deixa pelo menos 25 mortos, dizem autoridades

Compartilhe

Serviços de emergência foram acionados e equipes forenses tentam estudar armas usadas no ataque.

Ao menos 25 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas nesse domingo (20) após forças ucranianas bombardearem a cidade de Donetsk, controlada pela Rússia, no leste da Ucrânia, disse Denis Pushilin, chefe da região nomeado pela Rússia.

De acordo com Alexei Kulemzin, prefeito da cidade empossado pela Rússia, as forças ucranianas bombardearam uma área movimentada onde estão localizadas lojas e um mercado.

Pushilin disse que a cidade foi bombardeada pela artilharia ucraniana. Não houve comentários imediatos da Ucrânia.

Fotografias e vídeos da Reuters feitos no local mostraram pessoas chorando – algumas que disseram ter perdido seus parentes – e corpos caídos na neve encharcada de sangue perto de um dos mercados da cidade.

Pushilin disse que os serviços de emergência estavam trabalhando no local e que especialistas forenses tentavam coletar fragmentos das armas usadas no ataque.

O ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado qualificando o ataque de “um ato bárbaro de terrorismo” cometido pela Ucrânia, afirmando que foi realizado “com a utilização de armas fornecidas pelo Ocidente”.

“O lado russo condena categoricamente este ataque traiçoeiro contra a população civil”, afirmou o ministério.

Donetsk é uma das quatro regiões ucranianas que a Rússia alegou ter anexado em 2022, numa medida condenada como ilegal pela maioria dos países na Assembleia Geral das Nações Unidas. A Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro regiões.

Separadamente, no domingo, o Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas assumiram o controle da vila de Krokhmalne, na região nordeste de Kharkiv, na Ucrânia.

Um porta-voz militar ucraniano confirmou que as forças de Kiev se retiraram da área, mas disse que o território perdido era pequeno e não tinha consequências para a situação militar geral.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: