Lula impulsiona avanço tecnológico com novo campus do ITA no Ceará

Lula impulsiona avanço tecnológico com novo campus do ITA no Ceará

Compartilhe

 

Nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do primeiro campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, Ceará. Esta será a segunda unidade do Instituto, marcando a expansão para o Nordeste, enquanto a única, até o momento, está situada em São José dos Campos (SP).

O ITA é uma instituição pública de ensino superior vinculada ao Comando da Aeronáutica e destaca-se como centro de excelência, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação nas áreas relacionadas à engenharia. O setor aeroespacial é particularmente destacado, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.

O Ministério da Educação (MEC) já anunciou a destinação de R$ 65 milhões para a construção da nova unidade, que será instalada na Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aerolândia, mesmo lugar onde aconteceu o evento. O decreto de implantação do campus foi assinado durante a cerimônia, formalizando a criação da instituição cearense. As obras e ampliações estão planejadas para permitir atividades plenas até 2027.

O novo campus abrigará dois cursos inovadores e estratégicos, até então não oferecidos na unidade paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. O governo planeja realizar o vestibular para esses cursos ainda em 2024, com a primeira turma sendo acolhida nos anos de 2025 e 2026 em São Paulo. A transferência para o Ceará está programada para 2027.

Durante seu discurso, Lula enfatizou a decisão de trazer o ITA para o Nordeste como um ato de gratidão pelo papel do Ceará na educação do Brasil. O ex-presidente destacou a importância de consagrar os talentos brasileiros dentro do país, eliminando a necessidade de buscar reconhecimento no exterior, diz o Vermelho

“Não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles serão consagrados no Brasil“, destacou Lula. “A decisão de trazer para cá é de gratidão pelo que o Ceará mostra pra Educação do Brasil, mesmo não sendo um estado rico”, disse o presidente. Essa foi a terceira visita de Lula ao Estado, em pouco mais de um ano do terceiro mandato.

O chefe do executivo disse ainda se sentir “consagrado” por poder assinar o decreto para a instalação do campus e que a ideia de levar o Instituto ao Estado veio do ministro da Defesa, José Múcio (PRD). “Um dia eu estava reunido com Múcio e ele falou: ‘porque não levamos o ITA para o Ceará?‘. Aquilo foi como se fosse uma palavra mágica, porque durante minha vida inteira eu tive obsessão em terminar desigualdades entre o Nordeste e outros estados do Brasil”.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Internacionalmente reconhecido, o Instituto possui um dos processos seletivos mais desafiadores do Brasil. Uma de suas notáveis características é o elevado índice de aprovação de estudantes provenientes de escolas cearenses, atingindo aproximadamente 40%. Considerando esse êxito, aliado à infraestrutura relevante da Força Aérea Brasileira, vislumbrou-se a oportunidade de colaboração entre os Ministérios da Defesa e da Educação. O foco dessa parceria é expandir a capacidade de desenvolvimento tecnológico e proporcionar educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT) expressou emoção ao falar sobre a instalação da nova unidade em Fortaleza, chamando o evento de um dia histórico para a educação do Nordeste. Santana agradeceu a iniciativa de Lula e ressaltou a relevância da educação para o crescimento do país.

“É um dia histórico para o Ceará. É um dia histórico para a educação do Nordeste brasileiro”, disse o ex-governador. “O senhor não sabe… Essa ação que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro e para o Ceará, o que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro, para o Ceará. Porque nenhum país, nenhum estado vai crescer sem dar educação para o nosso povo. Viva a educação brasileira”, encerrou o ministro.

Estiveram presentes no ato os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Mucio Monteiro; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

NOVO CAMPUS – A seleção da Base Aérea de Fortaleza como sede dos novos cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) decorre de análises técnicas realizadas pelos Ministérios da Defesa e da Educação, responsáveis pela jurisdição da instituição de ensino. Os estudos destacaram a viabilidade da primeira expansão do ITA para fora de São Paulo. A localização é estrategicamente escolhida, uma vez que o Nordeste é o principal produtor nacional de energias renováveis, destacando-se no desenvolvimento do hidrogênio verde.

Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Nordeste uma formação de excelência oferecida pelo ITA, além de impulsionar a região no campo das energias renováveis. Antecipa-se, assim, a ampliação da capacidade científica e do desenvolvimento industrial do Brasil, por meio de dois cursos promissores alinhados com a estratégia de sustentabilidade do país e a busca pela inovação.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: