DF registra crescimento brutal de crimes envolvendo CAC’s

DF registra crescimento brutal de crimes envolvendo CAC’s

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 11, um caso chocante veio à tona no Distrito Federal: Wesly Denny da Silva Melo, 29 anos, foi preso sob suspeita de assassinar sua ex-companheira no Gama.

Segundo informações da Polícia Civil, Melo possuía um registro de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC).

Este incidente é parte de uma tendência preocupante na capital, onde o número de crimes envolvendo indivíduos com permissão para portar armas tem aumentado significativamente.

Dados alarmantes obtidos via Lei de Acesso à Informação pela TV Globo revelam um aumento de mais de 1062% em ocorrências policiais envolvendo CACs entre 2019 e 2023 no Distrito Federal.

A maior parte das ocorrências de 2023 está relacionada ao porte e posse ilegal de armas, totalizando 138 casos.

Seguem 82 casos de ameaças envolvendo CACs. Além disso, foram registrados 89 crimes contra mulheres, incluindo 77 casos sob a Lei Maria da Penha e 12 de violência psicológica.

Cássio Thyone, especialista em segurança pública, ressalta a necessidade de exames psicológicos mais rigorosos para aqueles que desejam se tornar CACs.

Ele alerta sobre o perigo aumentado quando um homem com tendências agressivas possui acesso a uma arma de fogo, ampliando seu sentimento de poder sobre as pessoas em seu lar.

Este caso reacende o debate sobre a regulamentação e controle de armas, destacando a necessidade de medidas mais estritas para garantir a segurança pública.

*G1

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: