Governo do Equador emite novo decreto para tentar conter ataques criminosos e declara Estado de Conflito Armado Interno

Governo do Equador emite novo decreto para tentar conter ataques criminosos e declara Estado de Conflito Armado Interno

Compartilhe

O presidente do Equador, Daniel Noboa, emitiu um novo decreto nesta terça-feira (9) declarando estado de Conflito Armado Interno em todo o território nacional. Com a medida, as Forças Armadas foram ordenadas a “neutralizar” 22 grupos criminosos, que passaram a ser considerados “organizações terroristas”. A medida foi tomada depois do caos verificado na segurança pública…

O presidente do Equador, Daniel Noboa, emitiu um novo decreto nesta terça-feira (9) declarando estado de Conflito Armado Interno em todo o território nacional. Com a medida, as Forças Armadas foram ordenadas a “neutralizar” 22 grupos criminosos, que passaram a ser considerados “organizações terroristas”.

A medida foi tomada depois do caos verificado na segurança pública do Equador após a fuga do líder da maior facção criminosa do país da prisão, diz O Globo.

O decreto prevê o “reconhecimento da existência de um conflito armado interno” e se soma ao estado de exceção declarado nesta segunda-feira (8), que impôs, entre outras coisas, toque de recolher obrigatório à população por 60 dias, de 23h às 5h, e autorizou as Forças Armadas a se unirem à polícia no patrulhamento das ruas.

O texto também institui “a mobilização e intervenção das Forças Armadas e da Polícia Nacional no território nacional para garantir a soberania e a integridade territorial contra a criminalidade organizada transnacional, as organizações terroristas e os atores não Estatais beligerantes”.

Segundo o governo, o Conselho de Estado e de Segurança Pública do Equador será responsável por atualizar a lista dos grupos identificados como terroristas com base em relatórios técnicos.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: