Vídeo: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. Lula diz que “irresponsáveis” tentaram golpe, mas democracia venceu

Vídeo: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. Lula diz que “irresponsáveis” tentaram golpe, mas democracia venceu

Compartilhe

Em publicação nas suas redes sociais neste domingo (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que 8 de janeiro do ano passado não poderá ser esquecido jamais, porque esse foi o “dia que alguns irresponsáveis tentaram um golpe nesse país”. Lula acrescentou que, na data, “os três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”.

Lula também disse que nessa segunda-feira (8) que na segunda-feira, quando será completado um ano dos atos golpistas, “vamos gritar em alto e bom som: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós”, citando um samba-enredo.

O presidente vai participar de uma cerimônia no Congresso Nacional para marcar o primeiro ano dos ataques golpistas. Autoridades dos três Poderes participarão, além de governadores.

Na semana passada, Lula afirmou ao Globo que havia um “pacto” entre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha , a Polícia do Distrito Federal e a Polícia do Exército durante os ataques a Brasília no dia 12 de dezembro de 2022. Na data da diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve queima de veículos e tentativa de invasão da sede da Polícia Federal.

Além desta ação, houve um atentado frustrado a bomba nos arredores do aeroporto de Brasília, na véspera do Natal daquele ano. O movimento escalou e, em 8 de janeiro do ano passado, houve a invasão às sedes dos três Poderes.

— Tinha havido aquela atuação canalha que envolveu inclusive gente de Brasília, quando tacaram fogo em ônibus no dia em que fui diplomado. Eu estava no hotel assistindo a eles queimando ônibus, carros, e a polícia acompanhando sem fazer nada. Havia na verdade um pacto entre o ex-presidente da República (Jair Bolsonaro), o governador de Brasília (Ibaneis Rocha) e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF (Distrito Federal). Isso havia, inclusive com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse — afirmou ao GLOBO Lula na sexta-feira, ao responder a um questionamento sobre o marco de um ano dos ataques de 8 janeiro.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: